Semana interenacional de vela de ilha bela

Disputa

Participação de mulheres bate recorde na 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Redação/RedeTV!

Ao menos 100 velejadores estão distribuídas entre 115 barcos 

(Foto: Acervo SIVI/Fred Hoffmann)

A presença feminina toma conta da 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Neste ano, entre os 1.000 velejadores participantes na disputa, cerca de 100 velejadoras estão operando em 115 barcos. 

Além de surpreender, o fato chegou a bater o recorde no evento considerado como o maior de Vela de Oceano da América Latina.  

Entre as navegações envolvidas, dois barcos foram conduzidos com tribulação 100% feminina. 

Apesar de não terem ocupado as primeiras colocações, a equipe realizou um ótimo trabalho durante o trajeto. 

“Fiquei bem contente. Cruzamos a linha de chegada e a tripulação funcionou bem. A gente se divertiu, esse é o objetivo principal. E colocar essa mulherada toda na água pra mim é um motivo de orgulho, temos meninas mais jovens, outras mais experientes. Estamos nos dando bem e nos ajeitando, temos a melhorar. Tivemos uma largada mais difícil hoje”, disse a comandante e a bicampeã olímpica, Martine Grael. 

Comandado por Elisa Mirow, o veleiro carioca Minna participou da competição pela primeira vez e compartilhou o sentimento. 

“Estamos gostando muito, competição muito bacana, 115 barcos, não se tem esse número por lá no Rio de Janeiro. Competição de muito alto astral, Ilhabela é lindo, dá uma energia diferente velejar aqui”, afirmou Mirrow. 

“Muito importante o incentivo para as mulheres velejarem, ainda somos poucas, mas estamos crescendo e quanto maior a divulgação, melhor pois temos ótimas velejadoras no país” ressaltou a comandante que coordena a tripulação com cinco mulheres. 

A disputa que ocorre até o dia 30 de julho, conta não só com atletas de todo Brasil, mas também com mulheres da Argentina.

Recomendado para você


Comentários