17/08/2018 11:11:00 - Atualizado em 17/08/2018 13:37:00

Tite convoca Seleção Brasileira e chama Arthur, Paquetá e Pedro

Redação/RedeTV! com Agência Brasil


(Reprodução)

Após eliminação na Copa do Mundo deste ano, na Rússia, para a Bélgica, a seleção brasileira retoma as atividades. O técnico Tite anunciou a primeira lista de convocação nesta sexta para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador, a serem realizados nos dias 7 e 11 de setembro, respectivamente.

Os 23 convocados de Tite foram os goleiros Alison (Liverpool), Hugo (Flamengo) e Neto (Valencia). Para armar a defesa, o técnico optou pelas zagueiros e os laterais Alex Sandro (Juventus), Dedé (Cruzeiro), Fabinho (Liverpool), Fagner (Corinthians), Felipe (Porto), Filipe Luis (Atlético de Madrid), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (PSG).

No meio da campo, foram chamados Andreas Pereira (Manchester United), Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (Flamengo), Phillipe Coutinho (Barcelona) e Renato Augusto (Beijing Guoan). No ataque, o camisa 10 Neymar (PSG) terá a companhia de Roberto Firmino (Liverpool), Willian (Chelsea), Douglas Costa (Juventus) e Everton (Grêmio).

A comissão técnica da seleção brasileira veio acompanhando partidas de times brasileiros nas últimas semanas. Nomes como Everton Ribeiro (Flamengo), Marcelo Grohe, Maicon e Luan (Grêmio), Rodrygo (Santos), Éder Militão (ex-São Paulo, hoje no Porto) e Bruno Henrique (Palmeiras) estiveram no radar.

Sobre a eliminação na Copa, Tite disse que seria justo se o Brasil estivesse entre os quatro melhores. "Eu não consegui dar um abraço no Roberto Martinez (técnico da bélgica). O Fui para o vestiário, ele foi lá falar comigo. O Edu pediu para ele me dar um tempo. Depois da coletiva, fui lá falar com ele. Dei os parabéns, mas doendo. Ele olhou para mim e disse: 'Tite, nós tivemos sorte". Eu disse: 'não fala, porque dói mais'.", explicou.

Após esses dois amistosos, novas convocações serão feitas em 21 de setembro e em 26 de outubro. Os adversários dos outros amistosos deste ano ainda serão divulgados.

Desde que Tite assumiu a Seleção, no meio de 2016, lamentou o fato de "pegar o trabalho no meio do caminho" (na época, estava somente há dois anos para a Copa da Rússia).

Renovação

Ao todo, 11 jogadores selecionados não disputaram a competição na Rússia. Seis deles foram convocados para a seleção principal pela primeira vez: Hugo, Andreas Pereira, Arthur, Lucas Paquetá, Éverton e Pedro. Serão realizadas outras duas convocatórias ainda esse ano, nos dias 21 de setembro e 26 de agosto. "A prioridade é dar oportunidades, mantendo uma equipe base. No ano que vem, a prioridade é a preparação para a Copa América", disse Tite. O treinador disse ainda que trabalha com a ideia de jogar dois jogos no Brasil. "Pode ser novembro ou março. A ideia é trazer para o nosso público e fazer uma espécie de preparação para a Copa América", acrescentou.

Apesar da renovação, Tite fez um balanço positivo da Copa do Mundo e disse que o futebol apresentado pelo Brasil o coloca entre as quatro melhores equipes, ao lado de França, Croácia e Bélgica, que eliminou a seleção brasileira nas quartas de final. Ele avaliou ainda que a análise deve levar em conta também a classificação para o mundial. "Pegando o desempenho, não só da Copa, cada um que faça o seu julgamento. Não posso desvincular a Copa das eliminatórias. Seria injusto".

Tite lembrou ainda que assumiu o comando da seleção durante as eliminatórias e agora poderá iniciar o ciclo de quatro anos até a próxima Copa do Mundo. No entanto, disse não ter total segurança de que estará no Catar em 2022, uma vez que o futebol é dinâmico e exige resultados. "Ao longo da história foram Zagallo, Parreira e Dunga que permaneceram o ciclo todo. Tomara que eu consiga, a ideia é essa".

Recomendado para você

Comentários