Atleta italiana será a primeira trans a participar das Paralimpíadas
Redação RedeTV!A velocista foi diagnosticada aos 14 anos com a doença de Stargardt, que afeta a visão central
(Foto:Reprodução/Instagram)
Histórico! A italiana Valentina Petrillo será a primeira atleta trans a participar das Paralimpíadas de Paris 2024. A velocista de 50 anos competirá nos 200 e 400 metros da categoria T12, destinada a pessoas com deficiências visuais. Petrillo passou pela transição em 2019 e, em seguida, foi aprovada pelo Comitê Paralímpico Internacional (CPI) e pela Federação Internacional de Atletismo para os Jogos Olímpicos de 2024.
Andrew Parsons, presidente do CPI, expressou a satisfação da entidade com a participação de Valentina Petrillo em Paris e afirmou que estão prontos para lidar com as críticas.
"Estou preparado para as críticas. Às vezes, como indivíduo, posso ter opiniões diferentes, mas precisamos respeitar nossa constituição e as regras de cada esporte específico. As federações internacionais devem ser respeitadas. A World Para Athletics autorizou sua participação, então ela será recebida como qualquer outra atleta na competição. Nada mais justo do que tratar os atletas trans com respeito", afirmou o presidente do CPI.
Antes de realizar a transição, a atleta italiana competia na categoria masculina, onde conquistou 11 títulos representando a Itália. Após a transição, Valentina quase se qualificou para as Paralimpíadas de Tóquio em 2021. No Mundial de Atletismo Paralímpico, conquistou duas medalhas de bronze.
"Sou feliz como mulher, e correr como mulher é tudo o que eu quero. Assim como todas as pessoas trans que não se identificam com seu gênero biológico, não devo ser discriminada", completou a atleta.
A velocista foi diagnosticada aos 14 anos com a doença de Stargardt, que afeta a visão central e dificulta a identificação de detalhes e cores.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para acessar o canal Esportes RedeTV! no Youtube
- Clique aqui para entrar no canal RedeTV! Notícias no WhatsApp