04/07/2026 15:19:00 - Atualizado em 04/07/2026 15:19:00

Atleta da Seleção de Vôlei denuncia racismo contra namorado e bloqueia comentários: "Lixos humanos"

Redação | RedeTV!

Juntos desde maio de 2025, o casal enfrenta rotina de preconceito após o aumento de visibilidade da jogadora nos jogos da equipe nacional 

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

A ponteira da Seleção Brasileira feminina de vôlei e do Sesc-Flamengo, Helena Wenk, utilizou as suas redes sociais para denunciar ataques racistas direcionados ao seu namorado, o jogador de basquete Lucas Barbosa, o Lucão. O casal, que está junto desde maio de 2025, tem sido alvo constante de comentários preconceituosos em publicações compartilhadas. A atleta expôs a situação publicamente com o objetivo de combater a violência sofrida pelo companheiro.

A jogadora relatou que as mensagens ofensivas passaram a fazer parte da rotina do casal após o aumento de sua visibilidade devido aos jogos da seleção nacional. Helena Wenk detalhou que ambos recebem notificações desse tipo diariamente em seu perfil oficial. A atleta explicou que adota medidas como apagar, bloquear e denunciar as contas, mas que as ofensas persistem na plataforma.

Em seu desabafo, a ponteira destacou o comportamento dos autores das mensagens e as características dos perfis utilizados para os ataques. "São pessoas tão covardes, que criam perfis só pra isso, porque toda vez que entramos tem 2/5 seguidores", afirmou a jogadora de vôlei. A atleta ressaltou que o teor das manifestações está diretamente ligado ao preconceito racial.

Helena Wenk rebateu as justificativas estéticas utilizadas em parte dos comentários direcionados ao namorado nas redes sociais. "Vejo muitos comentários sobre: 'nossa que feio', 'nossa que mau gosto'. Sabe que não é sobre beleza, e sim sobre cor de pele!!! E se for sobre achar bonito ou não, pra que vir e comentar isso???", declarou a ponteira.

Como medida imediata para conter as ofensas, a jogadora restringiu o acesso às suas publicações na plataforma digital. "Desativei os comentários do meu Instagram em todas as postagens, para ver se pelo menos não tenhamos que ver essas coisas, porque parar com isso infelizmente não temos controle, desses lixos humanos que estão nas redes sociais só para derramar ódio", concluiu a atleta.

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para acessar o canal Esportes RedeTV! no Youtube

- Clique aqui para entrar no canal RedeTV! Notícias no WhatsApp

- Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários