03/07/2015 19:11:00 - Atualizado em 03/07/2015 20:57:00

Lars Grael exalta Ilhabela Sailing Week: 'Lugar paradisíaco para velejar'

José Ayan Júnior/RedeTV!

Os irmãos Lars e Torben Grael são dois dos principais nomes da vela no Brasil (Foto: Divulgação)

Lars Grael tem uma tarefa ingrata no Ilhabela Sailing Week: substituir o irmão Torben Grael, que está em Toronto, no Canadá, para comandar a delegação de vela brasileira nos Jogos Pan-Americanos.

Apesar da vasta experiência na modalidade, Lars, que já conquistou medalhas de bronze nas Olimpíadas de Seul (Coreia do Sul), em 1988, e Atlanta (Estados Unidos), em 1996, e é o atual campeão brasileiro na classe Star, não se considera um dos postulantes a vencer o principal torneio de vela oceânica da América Latina realizado no litoral norte de São Paulo. 

Tudo porque, em Ilhabela, Lars Grael mudará momentaneamente de categoria para disputar a competição ao lado da esposa e da filha, além de mais sete tripulantes. Acostumado a velejar em dupla, a transferência para a classe ORC contribui para a diminuição das chances de título.

"Estou na dura missão de substituir o Torben que está com a seleção de vela lá no Canadá. É uma confraternização de velejadores e não sou o favorito para esta competição. Outros barcos são mais competitivos, mas tentaremos brigar pelas primeiras posições", prevê Grael em entrevista exclusiva concedida ao portal da RedeTV!

Acostumado com a classe Star, Lars Grael disputará o Ilhabela Sailing Week na categoria ORC (Foto: Divulgação)

As regatas do Ilhabela Sailing Week se iniciam neste sábado (4) ao meio-dia e terminam no dia 11 de julho. A cidade que sedia o evento destaca-se tanto pelas condições naturais, propícias ao esporte, quanto por fatores econômicos para a região litorânea.

"É importante para vela brasileira ter um evento com mais de 40 anos de tradição. Ilhabela provou ter uma atração turística ligada a vela, impactou a economia e o turismo da cidade. É um lugar paradisíaco, tem uma beleza natural e a ilha é preservada. Além de tudo, o canal de São Sebastião faz com que o regime de ventos seja favorável para a vela", explica Lars.

O velejador de 51 anos também faz questão de ressaltar os motivos que tornam a vela um esporte tão apaixonante.

"O maior prazer em praticar um esporte como a vela são os fatores não variáveis, você depende da natureza, lida com o meio ambiente. É um esporte que te dá a sensação de liberdade, é ótimo poder navegar com vento no rosto", finaliza.

Recomendado para você

Comentários