07/12/2021 11:23:00 - Atualizado em 07/12/2021 11:43:00

Infecções por Covid-19 voltam a preocupar clubes europeus

Gustavo Garcez/Redação RedeTV!

Em semana de jogos da Champions League, equipes se enfrentarão com desfalques e portões fechados

(Foto: Divulgação/FC Bayern Brasil)

A pandemia do novo coronavírus está longe de acabar. Apesar do avanço da vacinação em todo o mundo no último ano, a ameaça de novas infecções ainda preocupa diversos países e clubes de futebol.

Não demorou muito até que as restrições para conter a disseminação da covid-19 voltassem. Na Alemanha, os jogos do Bayern de Munique e RB Leipzig, que enfrentam o Barcelona (ESP) e o Manchester City (ING), respectivamente, pela Champions League, não contarão com a presença de torcedores.

A medida foi tomada já que dois casos da variante ômicron foram detectados na Baviera. O Bayern, inclusive, anunciou que além da partida da Champions, os jogos contra o Mainz, no sábado (11), e Wolfsburg, na sexta (17), pelo Campeonato Alemão, também serão realizados com os portões fechados.

Na Inglaterra, por exemplo, o Tottenham está lidando com um surto de covid-19 no elenco. Até a última segunda-feira (6), de acordo com informações do jornal local Football London, seis jogadores titulares e dois membros da comissão técnica testaram positivo para a doença.

Os diagnósticos chegam em uma semana agitada para os Spurs: na quinta (9), enfrentam o Rennes (FRA) pela 6ª rodada da Liga Conferência e, no domingo (12), o Brighton, pela 16ª rodada do Campeonato Inglês. 

Apesar disso, as partidas vão acontecer, já que segundo as regras da Uefa, o número ainda está abaixo do necessário para ocorrer um adiamento. A entidade afirma que o jogo só poderia ser reagendado se a equipe estivesse com menos de 13 jogadores disponíveis.

Entretanto, em Portugal, foi registrada uma situação inusitada no campeonato nacional: o Belenenses SAD enfrentou o Benfica com apenas nove atletas em campo e perdeu de 7 a 0 no dia 27 de novembro. A equipe contabilizava 13 casos de covid-19 e, posteriormente, foi constatado que se tratavam de infecções da variante ômicron, sendo os primeiros registrados no país.

Ainda em Portugal, o atacante Pepê, do Porto, vai desfalcar a equipe nesta terça-feira (7), contra o Atlético de Madrid, pela Champions League. O brasileiro que foi destaque no Grêmio também testou positivo para covid-19 e vai precisar ficar em isolamento.

O Porto é o segundo colocado no grupo B da competição, com cinco pontos e a sete de distância do líder Liverpool. O Milan e o Atleti, com quatro, vêm logo atrás da equipe portuguesa que precisa vencer para garantir uma vaga nas oitavas da principal competição europeia.

Recomendado para você

Comentários