16/05/2016 19:25:00 - Atualizado em 17/05/2016 19:47:00

Brasileiro conta como foi parar em Portsmouth para acompanhar time da 4ª divisão inglesa

Nelson Coltro/RedeTV!


Mauro em sua 1ª visita 'credenciada' ao Fratton Park (Foto: Arquivo pessoal)

O brasileiro Mauro Tavernard, de 27 anos, vive na Inglaterra e é torcedor do Portsmouth, tradicional clube inglês que passou por um processo de quase falência nos últimos anos. 

Natural de Belém, do Pará, Mauro já foi jornalista sem carteira assinada quando ainda vivia no Brasil, mas ficou sem tempo para a faculdade e acabou deixando o curso antes do término. A partir daí, ele começou a trabalhar no ramo alimentício e traçou um plano. Juntaria dinheiro por dois anos para ir estudar fora do país, com objetivo de se qualificar e voltar ao jornalismo.

"Fui para Dublin pela facilidade do visto. Comecei a acompanhar alguns jogos de times pequenos, válidos pela liga local. Fiz amigos e comecei a cobrir jogos para o meu blog", conta Mauro, que cobre em seu blog, todos os jogos do Portsmouth.

O paraense conta que se preparou financeiramente para o 'intercâmbio futebolístico'. Nos fins de semana em que não tinha aula, ele viajou por Liverpool, Manchester, Paris, Amsterdã e acompanhou jogos de futebol em todos esses locais. Quando seu curso de inglês terminou, pensou em ir para a Inglaterra, buscar estágio em algum clube.

Mauro durante visita ao Parque dos Príncipes em Paris (Foto: Arquivo pessoal)

"Escolhi o Portsmouth por sua história e por ser um clube que está começando praticamente do zero. Quase faliu e graças a um fundo de investimento erguido pelos torcedores ainda está de pé. Achei isso fantástico", explica Mauro.

Em tempos de milionários comprando clubes de futebol, o Portsmouth faz o caminho inverso. Após brilhar em 2008 ao conquistar o título da Copa da Inglaterra (FA Cup) e empatar com o Milan em partida válida pela Copa da Uefa, o 'Pompey' teve temporadas terríveis com rebaixamentos consecutivos. Na primeira divisão em 2010, o clube foi parar na quarta divisão em apenas quatro anos. 

Foi em 2013 que o 'Pompey Supporters Trust', grupo de torcedores e empresários da cidade, compraram o clube, evitando a falência definitiva. Atualmente na quarta divisão, o Portsmouth tenta um recomeço, sem os nomes famosos que já passaram por lá há não muito tempo, mas pelo menos seguro financeiramente.

Mauro com jogadores do Portsmouth após partida da liga (Foto: Arquivo pessoal)

"Me acolheram de braços abertos. Me dão todo tipo de ajuda possível. Nos jogos fora de casa me liberam para ir no ônibus da delegação. Não ganho nada com isso, mas serve como um trabalho de divulgação do clube, que passa por um momento de renascimento. Sinceramente, o que a equipe faz por mim vale mais do que dinheiro", destaca o paraense.

Com a formação de jornalista completada no final do ano passado e agora casado,, Mauro mora em Portsmouth, cidade com cerca de 200 mil habitantes que tem impressionado ele pela receptividade e clima agradável.

"A vida aqui é perfeita. As pessoas são simples e faz sol. Em outros lugares que morei o povo era mais fechado, muitos até preconceituosos. Aqui fui bem acolhido e eles respeitam meu trabalho", afirma.


Fratton Park em dia de jogo do Pompey (Foto: Arquivo pessoal)

Apesar de bem adaptado a vida fora do Brasil, Mauro sente saudades de sua cidade e principalmente do seu clube, o Remo. Segundo ele, o 'calor' da torcida brasileira é sem igual.

"Igual a torcida do Remo não tem. E olha que já vi alemães calando o Anfield Road. Os alemães são malucos, tiram a camisa no frio e gritam muito alto, mas não dá para comparar. A atmosfera no Brasil e na Inglaterra são diferentes. Aqui o público é mais família".

No último domingo (15), o Portsmouth deixou escapar o acesso a League One, equivalente a terceira divisão inglesa. A equipe disputava uma vaga com o pequeno Plymouth Argyle e, após empate por 2 a 2 no Fratton Park, o Pompey sofreu um gol no último minuto no jogo da volta e terá que se contentar com mais uma temporada na quarta divisão.

Recomendado para você

Comentários