31/01/2020 14:11:00 - Atualizado em 31/01/2020 15:07:00

7 motivos para acompanhar o Campeonato Turco na RedeTV!

Elcio Mendonça/RedeTV!

Transmissões começam neste sábado com um duelo valendo a vice-liderança

Robinho é uma das estrelas do emergente Istambul Basaksehir (Foto: Divulgação/Istambul Basaksehir) 

Tem novidade na tela da RedeTV!. Neste sábado, a partir das 13h45, a emissora transmite ao vivo o duelo entre Trabzonspor e Fenerbahçe pelo Campeonato Turco

É a primeira vez que o campeonato da Turquia tem transmissão na TV aberta brasileira. Uma boa oportunidade para conhecer de perto uma liga recheada de brazucas e com várias figurinhas carimbadas no futebol europeu.

Listamos sete motivos para você acompanhar de perto a competição que promete pegar fogo nesta reta final!

Campeão inédito?

Em 62 edições da Superliga Turca, apenas quatro times levantaram o caneco. Os três grandes Besiktas, Fenerbahçe e Galatasaray, além do Trabzonspor, considerado como uma espécie de quarta força na Turquia. Mas nesta temporada pode surgir um campeão inédito. Com 41 pontos ganhos, quatro a mais do que o Fener, o Sivasspor lidera o campeonato e sonha em fazer história. 

No primeiro turno, o time da cidade de Sivas fez bonito contra os grandes, vencendo duas partidas e sendo derrotado apenas pelo Galatasaray, fora de casa, e quer repetir a dose nesta reta final. 

Três brasileiros fazem parte do elenco comandado pelo técnico Riza Calimbay. O atacante Fernando Andrade, o volante Claudemir e o lateral direito Marcelo Goiano. O trio não teve carreira de sucesso no Brasil, mas atuava em times de destaques no futebol português. Andrade defendia o Porto, enquanto os outros dois estavam no Braga. 

Equilíbrio turco

Quatro pontos separam o líder Sivasspor, que soma 41, do segundo colocado Fenerbahçe, uma diferença pequena se compararmos com outras ligas europeias, como a inglesa Premier League (17 pontos), a francesa Ligue 1 (10 pontos) e a portuguesa Liga NOS (7 pontos). 

Os mesmos quatro pontos também separam o Fener do grande rival Galatasaray, que ocupa a sexta posição. Entre eles estão o terceiro lugar Istambul Basaksehir, com 36, além de Trabzonspor e Alanyaspor, ambos com 35.

Vale lembrar que estão em jogo quatro vagas europeias, sendo duas delas na UEFA Champions League e outras duas na Liga Europa.

Recuperado de lesão, Falcao marcou 4 gols nos últimos 5 jogos (Foto: Divulgação/Galatasaray)

A volta de Falcão

Aos 33 anos, Radamel Falcao García viu no Galatasaray a oportunidade para recuperar seu futebol após um problemático histórico de lesões nos últimos anos, quando vestiu as camisas de Mônaco e Chelsea. 

Entretanto, o colombiano, que esteve na mira do Palmeiras ano passado, não teve a melhor sorte em sua chegada à Turquia, quando sofreu uma lesão no tendão de aquiles que lhe afastou do gramados entre outubro e dezembro. 

Desde então parece ter readquirido a confiança com a camisa do Gala, balançado a rede quatro vezes nos últimos cinco jogos e se tornando a referência dos Leões de Istambul.

Pedalada neles

Robinho está em sua quarta temporada no futebol turco. Jogou as duas primeiras pelo Sivasspor e desde 2018 defende as cores do emergente Istambul Basaksehir, clube criado em 1990 e que nos últimos anos vem figurando entre os principais do futebol turco. 

Entretanto, o "Rei da Pedalada" perdeu espaço na equipe e luta para retomar a titularidade em um elenco recheado por figurinhas conhecidas no futebol europeu como o meia Arda Turan (ex-Barcelona e Atlético de Madrid) e os atacantes Demba Ba (ex-Chelsea e Newcastle) e Eljero Elia (ex-Juventus).

O lateral direito Júnior Caiçara, com passagens por Coritiba, Santo André e futebol alemão é o outro brazuca do plantel. 

O Besiktas irá se recuperar?

Terceiro time mais popular da Turquia, o Besiktas vive uma temporada para se esquecer. Eliminado na fase de grupos da Liga Europa e derrotado por um time da segunda divisão na Copa da Turquia, os alvinegros perderam seus últimos quatros jogos.

A sétima posição na Superliga Turca deixa a equipe de Istambul cinco pontos abaixo de pelo menos um lugar na próxima edição da Liga Europa. Além do prejuízo técnico, ficar fora de competições europeias na próxima temporada também terá consequências nos cofres.

Faltando 15 rodadas para o término da temporada, o Besiktas, do lateral brasileiro Douglas (ex-São Paulo e Barcelona), conseguirá se recuperar?

Invasão brasileira

Aonde tem bola rolando, tem um brasileiro em campo. E na Superliga Turca não é diferente. 15 dos 18 times contam com jogadores nascidos no Brasil. Ao todo são 29 brazucas atuando na Turquia.

Além de Robinho, citado acima, destaque também para o volante Luiz Gustavo, do Fenerbahçe, que disputou a Copa de 2014. 

O mais novo brasileiro na Superliga é o zagueiro Manoel. Ex-jogador do Corinthians, o defensor foi emprestado pelo Cruzeiro ao Trabzonspor nesta janela de janeiro.

A melhor atmosfera da Europa

Os turcos são loucos por futebol. Seja na arquibancada, recebendo um reforço no aeroporto ou até mesmo na apresentação de um novo técnico, os torcedores respiram futebol na Turquia e sabem muito bem como demonstrar essa paixão.

Não por acaso o país é considerado como o dono da melhor atmosfera nos estádios da Europa. E se engana quem pensa que isso fica restrito aos grandes Besiktas, Fenerbahçe e Galatasaray.

Longe de Istambul a festa também é completa e com direito a estádios cheios.

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários