06/07/2016 17:46:00 - Atualizado em 06/07/2016 17:59:00

Único artilheiro do Palmeiras em Brasileiros, César Maluco aconselha Gabriel Jesus: "Não adianta querer rasgar a rede"

André Lucena/RedeTV!

César Maluco, artilheiro do Robertão de 67, é o 2º maior goleador da história do Palmeiras (Foto: Reprodução)

Segundo maior goleador da história do Palmeiras, César Maluco foi também o único jogador do Verdão a conseguir chegar no topo da artilharia do Campeonato Brasileiro. Para o ex-atleta, o jovem Gabriel Jesus pode se manter como principal goleador do Brasileirão deste ano: ele tem 10 gols, dois a mais que Grafite, do Santa Cruz.

"Tomara que ele consiga pois o garoto merece, é de origem muito humilde e já está ocupando a seleção brasileira. Não é recado, pois cada um tem seu trabalho, mas acho que ele precisa ter mais calma dentro da área. Precisa dosar o chute, bater na bola, levantar a cabeça e caprichar. Não é força, é jeito. 'Não adianta querer rasgar a rede', me dizia Servílio (ex-atacante da "Primeira Academia" do Palmeiras)", afirmou César Maluco em entrevista ao portal da RedeTV!.

Em 1967, o Verdão conquistou o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, seu segundo título nacional, e César Maluco terminou na artilharia com 15 gols, empatado com Ademar, do Flamengo. "Na minha estreia contra o Santos no Pacaembu naquele Robertão, estava todo mundo entrevistando o Pelé pois um príncipe estava no estádio para encontrá-lo. Em vez de aquecer, eu ficava olhando para o Pelé. Eu fiz dois gols na vitória do Palmeiras por 2 a 1, mas essa não foi a maior emoção. Foi eu pedir a camisa do Pelé, ele me dar e pedir a minha", relembrou o ex-jogador.

César Maluco aproveita para rebater os torcedores rivais que afirmam que o Torneio Roberto Gomes Pedrosa não era considerado um Campeonato Brasileiro na época. "Claro que era. A competição tinha 15 clubes e era um time de cada estado".

Em dezembro de 2010, a CBF reconheceu os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o "Robertão", como conquistas nacionais, os equiparando ao Campeonato Brasileiro. Com a decisão da entidade, Santos e Palmeiras passaram a ser os detentores do maior número de títulos Brasileiros - oito cada -, superando São Paulo e Flamengo, que têm seis (considerado o título da Copa União de 1987 para o clube carioca).

César Maluco está com 71 anos (Foto: Reprodução/Facebook)

Fase artilheira de Gabriel Jesus

Gabriel Jesus estreou pela equipe profissional do Palmeiras em março de 2015, com 17 anos. Ele entrou em campo em 37 jogos e marcou sete gols no ano passado: média de 0,19 gol por partida. Nesta temporada, no entanto, o camisa 33, agora com 19 anos, balançou as redes 19 vezes em 30 jogos: média de 0,63 gol por partida.

"Ele é leve, tem uma impulsão linda, maravilhosa e cabeceia de olho aberto. Admiro o carinho que ele tem pela mãe e vai ser um vencedor", exaltou César Maluco. Para o ex-jogador, Gabriel Jesus renderia uma boa transferência para o Palmeiras. "Se fosse na década de 60 e eu fosse parente dele, pediria para ficar pois o Brasil tinha o melhor futebol do mundo. Os clubes nos davam contratos em branco para assinarmos e nos obrigavam a aceitar a renovação. O Palmeiras, inclusive, fazia isso. Também não existia fundo de garantia, mas mesmo assim valia a pena ficar. No atual momento, eu, como conselheiro do Palmeiras, acredito que a negociação seria boa para os dois", completou.

César Maluco finaliza opinando sobre qual time europeu Gabriel Jesus se daria melhor. "Não acredito que ele jogaria no Barcelona e no Real Madrid. Considero o Cristiano Ronaldo como fera. Em times com menor expressão ele chegaria como titular. Itália, França e Alemanha seriam bons destinos".

Assista o vídeo exclusivo que mostra Gabriel Jesus marcando gol e driblando quando era criança:

Recomendado para você

Comentários