05/08/2020 16:15:00 - Atualizado em 05/08/2020 16:16:00

Times começam a se reapresentar para sequência do Brasileiro Feminino

Agência Brasil

Metade das equipes já voltou a treinar ou conclui testes de covid-19


(Foto: Rodrigo Gazzanel/Corinthians)

As equipes da primeira divisão (Série A1) do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino vão retornando gradativamente aos treinos, após quase cinco meses de paralisação devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). A competição recomeça no próximo dia 26 de agosto, com três jogos, para conclusão da quinta rodada.

Alguns times concluem a fase de exames da covid-19. Atual campeã e líder do Brasileiro antes da paralisação, a Ferroviária anunciou nesta terça-feira (4) que, dos 37 testes feitos, entre jogadoras e comissão técnica, duas atletas deram positivo e cumprirão quarentena monitoradas pelo departamento médico do clube de Araraquara (SP). As demais estão liberadas para retomar os treinos. Ainda nesta quarta, elenco e comissão de Santos e São Paulo se reapresentaram para realização dos testes.

Já na segunda-feira (3), foi a vez do grupo de o Cruzeiro ser submetido aos exames da covid-19. “Nesse primeiro momento, definimos algumas situações, como a realização de treinos na Toca da Raposa 1 e a determinação de que todas as atletas passarão a residir no alojamento, mesmo aquelas que possuem residência própria”, declarou a coordenadora de futebol feminino do clube, Bárbara Fonseca, ao site oficial do time mineiro.


(Foto: Mari Capra/Internacional)

Outros clubes já estão na segunda semana de treinos. Casos de Flamengo (voltou no último dia 30), Palmeiras, Corinthians (dia 29) e Internacional (dia 28). A retomada teve que seguir protocolos rigorosos, com distanciamento social e uso de máscaras fora das atividades físicas. Atletas, comissão técnica e funcionários das equipes têm as temperaturas aferidas antes de os trabalhos iniciarem e respondem questionários sobre eventuais sintomas.

“As atletas se apresentaram muito bem, acima do esperado. Mesmo sabendo de todo o profissionalismo que elas têm, além do cuidado e recomendação que tiveram, quatro meses de trabalhos em casa sempre fazem a diferença e, pelos testes físicos e pelos ritmos dos treinos, foi tudo muito positivo”, avaliou o técnico do Corinthians, Arthur Elias, em depoimento ao site oficial do Timão.

Já Minas Brasília e Avaí/Kindermann vão para a terceira semana de atividades. A equipe do Distrito Federal retomou os treinos em 18 de julho, no dia seguinte ao grupo passar pelos testes do novo coronavírus. De acordo com o clube brasiliense, 100% dos exames deram negativo para o vírus.

Há equipes, porém, que ainda não conseguiram voltar ao trabalho presencial. O Grêmio treina e manda os jogos em Gravataí (RS), na região metropolitana de Porto Alegre. Por ora, o município não está autorizando as atividades. A cidade está na fase de “risco alto” de contágio pela covid-19, segundo o modelo de distanciamento controlado estabelecido pelo governo gaúcho. Enquanto isso, o grupo gremista treina de forma remota.

O Iranduba, por sua vez, sofre com uma forte crise financeira e perdeu atletas na paralisação do Brasileiro. O clube de Manaus afirma que a patrocinadora master, a empresa britânica Vegan Nation, não honrou os compromissos financeiros e o caso está na justiça. O time, inclusive, faz uma campanha on-line de financiamento coletivo para ajudar a pagar as despesas com o grupo. Cerca de 15 jogadoras seguem no elenco. Não há previsão de um retorno aos treinos in loco.

Jogos das próximas rodadas do Brasileiro Feminino

5ª rodada (partidas restantes)

26/08

16h - Santos x Audax

19h30 - Internacional x Flamengo

19h30 - Corinthians x Ferroviária

6ª rodada

29/08

15h - Ponte Preta x Palmeiras

17h - Cruzeiro x Grêmio

30/08

14h - São Paulo x Minas Brasília

15h - Audax x São José

15h - Ferroviária x Internacional

15h - Vitória x Iranduba

15h - Avaí/Kindermann x Santos

31/08

19h - Flamengo x Corinthians

Veja também!

>>> Explosão em área portuária de Beirute mata dezenas de pessoas; veja vídeos

>>> Itamaraty diz que não há registro de brasileiros mortos em explosão no Líbano

>>> Por decisão do governo, MP que libera FGTS vai perder validade


Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários