11/05/2022 08:26:00

Pontual e fatal: Site adulto renova patrocínios para jogos de Corinthians e Flamengo na Copa do Brasil

Elcio Mendonça/Redação RedeTV!

Empresa especializada no serviço de acompanhantes já havia exposto sua marca nas partidas de ida 

(Foto: Divulgação/Fatal Model)

O patrocínio pontual há muito tempo está presente no futebol brasileiro. É uma maneira do clube, seja ele de grande ou menor expressão, utilizar um jogo de alcance maior, geralmente com transmissão de tv aberta, para faturarem mais dinheiro com o seu uniforme.

Não é uma prática nova, tampouco se limita aos times do país. Há alguns anos, por exemplo, era possível ver equipes estrangeiras, geralmente pequenas, expondo marcas brasileiras na camisa em jogos da Libertadores. Uma maneira mais barata de divulgar a sua marca em uma transmissão de tv aberta.

"O patrocínio pontual deve ser trabalhado de forma estratégica, para não desvalorizar o produto mais premium de um clube, que é o uniforme. Os clubes precisam ter cuidado, avaliar o impacto daquela receita no orçamento da instituição e analisar se os acordos pontuais não irão afastar possíveis empresas que fariam um acordo mais longo", explica Bernardo Pontes, sócio da Alob Sports e especialista em marketing esportivo.

(Foto: Divulgação/Fatal Model)

Mas nesta temporada surgiu um patrocínio no mínimo inusitado. Trata-se da Fatal Model, um site adulto especializado no serviço de acompanhantes. A exposição da marca, em si, está longe de ser algo provocativo ou explícito, até passa desapercebido pela maioria do público o ramo de atividade, mas fez sucesso nas redes sociais.

A empresa começou a investir no Campeonato Catarinense deste ano, quando firmou patrocínio com o Camboriú e o Hercílio Luz, mas o "boom" aconteceu na Copa do Brasil.

A primeira aparição nacional foi através do Globo, do Rio Grande do Norte, justamente no jogo em que a equipe potiguar surpreendeu e eliminou o Internacional, logo na primeira fase da competição.

A repercussão animou a Fatal Model, que voltou a investir na terceira fase do torneio, através de Portuguesa Carioca e Altos, do Piauí, adversários de Corinthians e Flamengo, respectivamente. Um jogo teve transmissão na tv aberta, o outro através de um serviço de streaming.

"Do ponto de vista do patrocinador, normalmente esses jogos são transmitidos na TV aberta, então é feita a conta de quanto será investido e o custo benefício de exposição, de acordo com a audiência. Se for algo bem trabalhado, com interação digital, que crie um envolvimento entre a marca e os torcedores, a parceria pontual poderá ser uma entrada para um contrato de longo prazo", complementa Pontes. 

A marca renovou o patrocínio para as partidas de volta, que acontecem nesta quarta-feira (11), novamente com transmissão na televisão e em uma plataforma digital. 

Para Armênio Neto, especialista em negócios no esporte, o patrocínio pontual precisa ser acompanhado com outras ações do patrocinador para ser bem sucedido. 

"O patrocínio precisa de frequência e ativações para dar resultado. É preciso relacionamento, experiências, algo que vá além da entrega pontual em exposição. É uma construção, que deve ser desenvolvida a longo prazo. Não deve ser trabalhado de forma efêmera, passageira. É preciso conectar a marca ao clube e aos torcedores, e isso só é possível por meio de acordos mais longos".

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