25/05/2022 16:53:00

Melhor time na história da Libertadores, Palmeiras precisa quebrar maldição para ser campeão

Elcio Mendonça/Redação RedeTV!

Nunca um clube com 100% de aproveitamento na fase de grupos conquistou a competição continental

Foto: Divulgação/Palmeiras

Seis jogos, seis vitórias e 22 gols de saldo positivo. O começo arrasador do Palmeiras na Libertadores empolga quase todos os torcedores alviverdes. A exceção fica com os supersticiosos.

Isso porque desde que a competição continental passou a ter uma fase de grupos com seis jogos, no final dos anos 1960, nunca um time que alcançou 100% de aproveitamento conquistou o título.

O primeiro a alcançar tal marca foi o Vasco da Gama, em 2001, numa chave que tinha América de Cali (COL), Peñarol (URU) e Deportivo Táchira (VEN). Naquela edição os cruzmaltinos pararam nas quartas de final, eliminados pelo Boca Juniors.

Seis anos mais tarde o Santos repetiu a campanha na primeira fase, liderando um grupo com Defensor (URU), Gimnasia y Esgrima (ARG) e Deportivo Pasto (COL). O Peixe foi eliminado pelo Grêmio na semifinal.

Em 2015 foi a vez do Boca Juniors alcançar 100% de aproveitamento, superando Montevideo Wanderes (URU), Palestino (CHI) e Zamora (VEN).  

Os Xeneizes ficaram nas oitavas de final, eliminados pelo rival River Plate no famoso jogo do spray de pimenta. Na ocasião, um grupo de torcedores do Boca lançou o spray no vestiário dos visitantes durante o intervalo. O jogo foi suspenso e os donos da casa eliminados por determinação da CONMEBOL.

Recomendado para você

Comentários