Campeonato Turco

"Big Three"

Trio Galatasaray, Fenerbahçe e Besiktas não teve time em competições europeias apenas uma vez na história


Publicada:11/07/2020 18:36:00
André Lucena/RedeTV!

"Big Three" ficou de fora de torneios da Uefa apenas em 1981/82

Dá pra imaginar um Campeonato Turco sem ter Galatasaray, Fenerbahçe ou Besiktas como campeão? O "Big Three" venceu, simplesmente, 55 das 62 edições da competição. O Galatasaray 22 vezes, o Fenerbahçe 19, o Besiktas 15, o Trabzonspor 6 e o Bursaspor uma.

Outra pergunta então: dá pra imaginar o trio não estando nem entre os quatro primeiros colocados da Süper Lig? Pois isto pode acontecer nesta temporada já que o Istambul Basaksehir é o líder com 66 pontos, seguido por Trabzonspor (62 pontos), Sivasspor (54), Besiktas (53), Galatasaray (52), Alanyaspor (51), Fenerbahçe (50) e Gaziantep (41).

Mas, pelo menos, um dos três gigantes vai disputar uma competição europeia na próxima temporada. Tudo porque a Turquia é o 11º país no coeficiente da Uefa e tem cinco vagas: duas para a Liga dos Campeões e três para a Liga Europa. O vencedor do Campeonato Turco vai para a fase de grupos da Champions e o segundo colocado para a fase preliminar. Já o terceiro e quarto do Turcão e o campeão da Copa da Turquia disputam a Liga Europa.

Veja também!

>>> Eterno ídolo do Fenerbahçe, Alex pensa em um dia ser técnico do clube turco
>>> Equilíbrio marca reta final do Campeonato Turco
>>> Jogadores experientes e técnico jovem são os trunfos do líder Istambul Basaksehir
>>> Gestão, investimento e novos fãs constroem a nova força do futebol em Istambul

A única vez na história que Galatasaray, Fenerbahçe ou Besiktas ficaram fora das competições europeias aconteceu na temporada 1981/82. Isto porque o Trabzonspor foi campeão do Turco em 1980/81, tendo o Adanaspor como vice. Naquela época o coeficiente da Turquia na Uefa era baixo e por isso apenas dois recebiam vagas. O campeão para a Taça dos Clubes Campeões Europeus - que hoje é a Liga dos Campeões - e o segundo para a Copa da Uefa - chamada atualmente de Liga Europa.

O Trabzonspor foi eliminado na primeira fase pelo Dínamo de Kiev, time ucraniano que na época era da União Soviética, e o Adanaspor, que atualmente disputa a segunda divisão turca, perdeu os dois jogos para a Inter de Milão: 4 a 1 e 3 a 1. 

Futebol é na RedeTV!

Em acordo firmado com o serviço de streaming DAZN, a RedeTV! transmite os jogos da Copa Sul-AmericanaCampeonato Turco e Campeonato Mexicano.

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Assista aos gols de Antalyaspor 0x2 Istambul Basaksehir: 

What do you want to do ?
New mail
What do you want to do ?
New mail

Veja Também

Comentários