Campeonato Turco

Time de Robinho

Jogadores experientes e técnico jovem são os trunfos do líder Istambul Basaksehir


Publicada:30/06/2020 19:46:00
André Lucena/RedeTV!

Time de Robinho pode conquistar Campeonato Turco pela 1º vez na história

(Foto: Divulgação/Istambul Basaksehir)

A temporada 2019/2020 do Campeonato Turco pode ter um campeão inédito 10 anos depois do Bursaspor conseguir o feito de quebrar a hegemonia de 26 anos do trio formado por Galatasaray, Fenerbahçe e Besiktas. Antes do “Big Three”, apenas o Trabzonspor conquistou a liga turca em seis oportunidades, a última na temporada 1983/84.

Eis que o Istambul Basaksehir, vice-campeão nas temporadas 2016/17 e 2018/19, pode, enfim, entrar para a história. O time que tem apenas 30 anos de existência lidera a Süper Lig com 60 pontos restando cinco rodadas para o término da competição. O Trabzonspor é o segundo colocado com 58 pontos, seguido pelo Sivasspor (53 pontos), Galatasaray (52), Besiktas (50) e Fenerbahçe (46).

De acordo com o site oficial do Basaksehir, o elenco profissional conta com 23 jogadores. A média de idade do plantel é de 30 anos, jogada pra cima por medalhões como o brasileiro Robinho, com 36 anos, o senegalês Demba Ba (ex-Chelsea e com 35 anos), o eslovaco Skrtel (ex-Liverpool e com 35 anos), o francês Clichy (ex-Arsenal e com 34 anos) e o suíço Inler (ex-Napoli e com 36 anos). Por conta disso, o time não é tão veloz, mas experiente o bastante para saber o momento certo de atacar, defender e controlar os jogos.

Sem Skrtel e com Robinho como titular, Basaksehir empatou com o Galatasaray na 29ª rodada do Camnpeonato Turco (Imagem: RedeTV!)

O principal jogador, no entanto, não teve passagem por um grande clube da Europa. O bósnio Edin Višća, que chegou no Istambul Basaksehir na temporada 2011/12 vindo do Zeljeznicar Sarajevo, é o capitão, o artilheiro, o líder em assistências e jogou as 29 partidas do time no Campeonato Turco. Por conta do cartão vermelho que levou no empate por 1 a 1 contra o Galatasaray no último domingo (28), Visca não enfrentará o Antalyaspor, fora de casa, no próximo sábado (4), com transmissão ao vivo pela RedeTV! a partir das 14h45. Os meio-campistas Mahmut Tekdemir e Danijel Aleksic também desfalcarão o líder por acúmulo de cartões amarelos. O trio participou de 30 dos 55 gols do Istambul Basaksehir na atual edição da Süper Lig.

O comandante destes medalhões é Okan Buruk, de 46 anos, que chegou a atuar pela Inter de Milão quando era jogador. Também vestiu as camisas do Galatasaray, Besiktas e do próprio Basaksehir. A equipe varia de um 4-1-4-1 para um 4-2-3-1, com um jogo apoiado nos laterais Clichy e Júnior Caiçara. O francês já deu cinco assistências na temporada e o brasileiro tem seis.

Em 2020, são apenas duas derrotas em 15 jogos. Uma delas contra o Fenerbahçe pelo Campeonato Turco e a outra contra o Sporting, em Portugal, pela segunda fase da Liga Europa. O Istambul Basaksehir, no entanto, eliminou os portugueses e já venceu o Copenhague, da Dinamarca, no jogo de ida das oitavas de final.

What do you want to do ?
New mail
What do you want to do ?
New mail
What do you want to do ?
New mail

Futebol é na RedeTV!

Em acordo firmado com o serviço de streaming DAZN, a RedeTV! transmite os jogos da Copa Sul-AmericanaCampeonato Turco e Campeonato Mexicano.

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Assista aos melhores momentos de Istambul Basaksehir 1x1 Galatasaray pela 29ª rodada do Campeonato Turco:

What do you want to do ?
New mail
What do you want to do ?
New mail
What do you want to do ?
New mail
What do you want to do ?
New mail

Comentários