CULINÁRIA DO EDU

Pancetta Recheada com Farofa e Ovos


Publicada:07/11/2019 10:23:00

Convidada: Chef Foodstylist – Estilista de Comida: Candida Balensiefer

PANCETTA RECHEADA COM FAROFA

Tempo de preparo: 1h25 minutos

Rendimento: 1 barriga recheada (12 pedaços)

INGREDIENTES:

1kg de barriga suína

2 colheres (chá) de sal

1 colher (sopa) de alecrim picado

1 colher (sopa) de tomilho picado

Sal a gosto

Barbante

Salsinha picada a gosto

MODO DE PREPARO:

Em uma bancada limpa, abra a barriga suína com a carne virada para cima e polvilhe o sal, o tomilho e o alecrim e a salsa. Cubra com filme-plástico e reserve por 15 minutos. Disponha uniformemente a farofa sobre a barriga suína, enrole e amarre com barbante culinário. Leve ao forno médio à 180 graus pré-aquecido, por 40 minutos ou até cozinhar. Aumente para 220 graus e asse por 20 minutos ou até dourar. Retire e sirva acompanhado do molho de frutas vermelhas. Obs. Para uma pele mais crocante, depois de amarrado, adicione uma pitada de bicarbonato na parte da pele e deixe na geladeira por pelo menos duas horas.

PARA A FAROFA:

3 colheres (sopa) de manteiga sem sal

½ xícara (chá) de cebola picada

½ gomo de linguiça calabresa picadinha

4 dentes de alho picadinhos

½ xícara (chá) de bacon picadinho

Salsinha picada a gosto

4 colheres (sopa) de farinha de rosca

MODO DE PREPARO:

Em uma panela média, coloque a manteiga e derreta em fogo alto. Junte a cebola e refogue por 2 minutos, ou até dourar levemente. Acrescente a linguiça, o bacon e o alho e mexa. Diminua o fogo e refogue por mais 10 minutos ou até soltar bastante gordura. Adicione a salsa e a farinha de rosca. Misture e retire do fogo.

MOLHO DE FRUTAS VERMELHAS

Tempo de preparo: 1h25
Rendimento: 12 porções

INGREDIENTES:

2 colheres (sopa) de azeite

½ cebola picadinha

4 folhas de sálvia

1l de caldo de carne

1 xícara (chá) de vinho tinto seco

50g de manteiga

150g de geléia de frutas vermelhas

1 colher (sopa) de farinha

Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Em uma panela média, refogue a cebola no azeite por 2 minutos em fogo médio. Adicione a sálvia e mexa. Em seguida, adicione o vinho e o caldo de carne. Deixe ferver em fogo muito baixo até reduzir pela metade. Aumente o fogo e adicione a geléia de frutas e a manteiga. Mexa bem rápido e, depois, adicione a farinha peneirada. Misture bem e sirva acompanhado da barriga de porco recheada.

OVO FRITO PERFEITO

Tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 1 porção

INGREDIENTES:

1 ovo

½ colher (café) de azeite

Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO:

Aqueça uma frigideira antiaderente tamanho individual, coloque azeite e então limpe o excesso com papel toalha. Desligue o fogo e adicione o ovo. Deixe cozinhar com o calor da frigideira. Depois de 2 minutos, ligue a frigideira por alguns instantes e desligue novamente. Repita o processo, caso seja necessário. A clara deve ficar quase completamente cozida, porém, se ficar demais, ela pode acabar “repuxando” a clara depois de alguns minutos do ovo pronto. Sirva o ovo com gema mole acompanhado de sal e pimenta. Também pode servir diretamente na casca com um furo superior (no suporte de ovo se preferir) e comer com uma colherzinha.

OVO POCHÉ

Tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 1 porção

INGREDIENTES:

1 ovo “jovem” em temperatura ambiente

Água fervente

2 colheres (sopa) de vinagre branco

Gelo para resfriar (opcional)

Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Em uma panela pequena, coloque água até completar cerca de 3 dedos de altura. Adicione o vinagre para ajudar na coagulação da clara, assim ela se espalha menos. Assim que ferver (sem borbulhar muito), faça um movimento circular com a colher criando um redemoinho e, então, junte o ovo delicadamente, de uma só vez. Aproxime bem o ovo da panela para soltar ele na água. Se preferir, quebre o ovo em um bowl para facilitar na hora de virar. Acompanhe o ovo enquanto cozinha. Continue mexendo a água delicadamente em movimento circular, sempre para o mesmo lado. Cerca de 3 minutos são suficientes para ter uma gema mole. Retire da água com ajuda de uma escumadeira e use imediatamente ou disponha em um bowl com água e gelo, para parar a cocção. Quando decidir servir, regenere em água morna por cerca de 2 minutos. Pode servir no topo de um sanduíche de frios.

OVO COZIDO

Tempo de preparo: 9 minutos
Rendimento: 1 porção

INGREDIENTES:

1 ovo em temperatura ambiente

Água fervente suficiente para cobrir o ovo

1 colher (sopa) de vinagre branco (opcional)

Gelo ou água corrente para resfriar o ovo completamente depois de cozido

Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Em uma panela, ferva a água, adicione o vinagre e então o ovo. Deixe ferver por 6 minutos. Depois, retire da água imediatamente e coloque em um bowl com gelo ou deixe em água corrente para que esfrie por completo. Descasque e sirva com sal a gosto. 

Comentários