COLUNISTAS
 »
   
DESVENDANDO A TECNOLOGIA
Cláudio Boghi é administrador de empresas, analista de sistemas e possui MBA em Tecnologia Educacional. É mestre em administração de empresas e em ciência da tecnologia pela USP. Atua como consultor há mais de 27 anos em tecnologia da informação e em gestão socioambiental.
 
 
postado em 01/04/2019 13h30

Saiba a diferença de Deep Web e Dark Web



(Foto:Pexels)

Há várias camadas da Internet que você talvez não conheça. Existe a parte que todos conhecem, como Rede TV, Facebook, Twitter, Instagram, sites de notícias e tudo mais que é encontrado pelos mecanismos de pesquisa. Essa é conhecida como a primeira camada da Internet que se chama, "Internet Superficial" ou em inglês “Surface Web” que equivale a menos de 1% de toda a rede mundial de computadores, ou seja, temos aproximadamente cerca de 167 terabytes. Só para você fazer uma analogia, o buscador Google não é quase nada perto da Deep Web. 

Deep Web

A segunda camada da Internet é a camada oculta (Deep Web). A Deep Web na verdade contém um valioso tesouro de informações úteis. Informações inúteis também fazem parte desse universo. Estima-se em cerca de 91 mil terabytes o tamanho da Deep Web e lá existem endereços que não são indexados por sites de busca como o Google e o Bing. Alguns exemplos de sites que podem ser hospedados na Internet oculta incluem intranets de empresas, sites internos de hospitais e clínicas médicas, páginas de contas bancárias, banco de dados de instituições governamentais e sites privados que exigem um login para acessar o conteúdo.

Além desses tipos de páginas da Internet, páginas arquivadas como notícias e pesquisas também se encontram na Deep Web. A maioria do conteúdo da Deep Web continua acessível, só é necessário saber a URL correta.

Dark Web

Para acessar a "Dark Web", são necessárias ferramentas especiais, como o The Onion Router – TOR que é um software livre e de código aberto que oferece comunicação segura ao navegar na Internet. A Deep Web não é somente ocultada dos mecanismos de pesquisa intencionalmente, ela é também criptografada. Com um sistema altamente anônimo, ela atrai um grande volume de criminosos cibernéticos e outros indivíduos desonestos.

A Dark Web é uma pequena parcela da Deep Web, também composta por sites e redes que não são indexados pelos mecanismos de busca. Porém, diferente da primeira, a quase totalidade dos domínios nesta parte da web são voltados para práticas criminosas, de todo o tipo que você pode imaginar (e que se mantém escorada na dificuldade de rastreio nas redes).

A maioria dos domínios da Dark Web são compostos por strings de letras e números sem o menor sentido, e apenas quem possui os domínios e credenciais completos é autorizado a entrar nesses sites. O acesso a essa parte sombria da web exige o uso de ferramentas poderosas de criptografia e proteção dos dados, já que os ataques direcionados a você, caso seja corajoso o bastante para tal aventura, serão constantes.

Na Dark Web, há sites associados a tráfico de drogas, exploração infantil, serviços de assassinos de aluguel, sites com vídeos reais de pessoas sendo torturadas até a morte, domínios voltado a tráfico humano, sites de sexo voltados a preferências geralmente perturbadoras para a maioria das pessoas, entre outras coisas ruins.

A diferença entre as duas é que a Dark Web faz parte da Deep Web, principalmente por seus domínios contarem com a mesma estrutura básica: não são indexados por motores de busca. No entanto, ela é uma parcela bem pequena, e voltada exclusivamente à prática de crimes, enquanto a Deep Web contém domínios necessários para operação da Web.

Até a próxima!

Fonte: 
Norton - https://br.norton.com
Tecnoblog - https://tecnoblog.net por Ronaldo Gogoni

 

Comentários