COLUNISTAS
 »
   
CONEXÃO CHINA
Rodrigo Luis reside em Shenzhen desde 2005. O empresário é fluente em mandarim e detalha nesta coluna tudo o que envolve a vida de um brasileiro na China.
 
 
postado em 30/03/2020 12h11

Nós, estrangeiros, estamos sendo discriminados pelos chineses

As pessoas não deixam que eu entre nos locais porque eu sou estrangeiro


Shenzhen atualmente é uma cidade muito segura, já superamos a epidemia. Apenas temos 32 casos de novo coronavírus (covid-19) atualmente, que são chamados de 'imported virus', ou seja, são pessoas que moravam fora do país, voltaram e por infelicidade estão infectadas e sendo tratadas nos hospitais.

O que vem acontecendo com os estrangeiros é uma discriminação estranha por parte dos chineses. Eles agora nos discriminam por esses casos de imported virus e é uma coisa que incomoda. 

Há 10 dias ou mais venho sendo discriminado enquanto caminho para o meu escritório. Escuto muitos comentários do tipo: 'Olha lá o estrangeiro, olha lá o laowai'. Laowai é uma gíria que significa estrangeiro. E muitos deles com olhares julgando como se eu estivesse contaminado. É uma coisa estranha para nós, eu principalmente que moro aqui há 10 anos.

Atualmente temos algumas regras ainda para sair nas ruas. O uso de máscaras é obrigatório, a verificação de temperatura para entrar nos locais, o QR Code que você tem que ter no celular mostrando que você não saiu do país durante o período. Ou que você entrou no país e já cumpriu a sua quarentena. Temos que ter esse QR Code no celular, onde somos escaneados pela polícia e autoridades.

Se entro no elevador as pessoas saem, ninguém senta do meu lado no ônibus e metrô, como se eu fosse uma ameaça hoje. Mesmo com o QR Code mostrando que estive aqui durante todo esse processo da epidemia e que passei pelos mesmos processos sanitários que todos eles, está muito difícil para que eu possa entrar nos locais, as pessoas não deixam que eu entre nos locais porque eu sou estrangeiro, porque eu sou laowai.

Claro que pode ser uma condição passageira, mas sofrer discriminação não é legal e principalmente quando você não tem culpa, quando você também é vítima desse vírus como todos eles são. 

Queria dividir isso com vocês, reforçar ao Brasil que esse vírus vai passar por aí, que vocês vão ter que ter muita paciência para entender e aceitar o isolamento social. 


What do you want to do ?
New mail

Veja também!

>>> SP investiga histórico clínico de 2 jovens que morreram por covid-19

>>> Coronavírus: BNDES anuncia R$ 2 bilhões de crédito para área da saúde

>>> Itália registra queda no número de mortes por coronavírus em 24h

 

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

What do you want to do ?
New mail
 

Comentários