COLUNISTAS
 »
   
CONEXÃO CHINA
Rodrigo Luis reside em Shenzhen desde 2005. O empresário é fluente em mandarim e detalha nesta coluna tudo o que envolve a vida de um brasileiro na China.
 
 
postado em 13/12/2019 23h27

Maior projeto de desvio de água do mundo beneficia mais de 120 milhões de pessoas na China

Rio Yangtze é o maior da China


(Foto: Divulgação/Ministério de Recursos Hídricos da China)

O vice-ministro de Recursos Hídricos da China, Jiang Xuguang, afirmou nesta semana que o país concretizou o maior projeto de desvio de água do mundo ao transferir quase 30 bilhões de metros cúbicos de água do Rio Yangtze para mais de 40 cidades e 260 municípios do norte da China, beneficiando mais de 120 milhões de pessoas.

Inicialmente proposta pelo falecido líder chinês Mao Zedong há mais de 70 anos, a primeira fase da rota leste foi posta em operação em novembro de 2013. A rota intermediária, que começou a fornecer água em dezembro de 2014, chamou mais a atenção devido ao seu papel de levar água para a capital Pequim.

De acordo com Ministério de Recursos Hídricos da China, mais de 73% do abastecimento de água das torneiras de Pequim vem do projeto, beneficiando mais de 12 milhões de habitantes, quase metade da população total da cidade. Na vizinha Tianjin, o projeto fornece toda a água usada em 14 distritos.

Jiang Xuguang disse em entrevista coletiva que a "água do sul se tornou uma tábua de salvação para o abastecimento de água de muitas cidades. O projeto produziu benefícios sociais e ecológicos notáveis, incluindo seu papel de apoio no desenvolvimento do cluster de Pequim-Tianjin-Hebei e da nova área de Xiongan".

O diretor do departamento de planejamento de desenvolvimento do ministério, Shi Chunxian, salientou que as autoridades estão intensificando os esforços para avançar na construção de novos desvios.
 

Comentários