RedeTVi - Notícias | Política

Troca de tiros na Rocinha provoca fechamento de via na zona sul do Rio

Policiais militares e criminosos armados estão se confrontando na Favela da Rocinha, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (22). Por causa da intensa troca de tiros, a Polícia Militar fechou a Auto-estrada Lagoa-Barra desde o Shopping Fashion Mall, em frente à Rocinha, até a Gávea.

[leiamais] Com o agravamento da situação, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, pediram ao CML (Comando Militar do Leste) a atuação das forças militares na Rocinha. O pedido foi autorizado pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, e, segundo o UOL, O exército deve ir às ruas nas próximas horas.

"A gente está com muito indício de traficantes numa região que a gente está avançando. Temos certeza que a reação que está ocorrendo embaixo, no asfalto, é por causa disso. Nós não vamos recuar", afirmou Pezão.

O tiroteio começou depois que policiais do Batalhão de Choque fizeram um cerco a criminosos numa área de mata no entorno da comunidade. Um ônibus foi incendiado nas proximidades da Rocinha. A polícia ainda não encontrou os responsáveis.

Também nesta manhã uma granada foi lançada em direção a uma viatura da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), mas não explodiu. De acordo com a Globo News, um jovem de 18 anos foi baleado dentro de uma escola no Complexo do Alemão.

Este é o quinto dia de operações da Polícia Militar na Rocinha. A ação começou no último domingo (17), quando grupos criminosos rivais começaram a se confrontar pelo controle dos pontos de venda de drogas da comunidade.