RedeTVi - Notícias | Política

PSDB realiza prévias inéditas para o governo de São Paulo neste domingo

Floriano Pesaro, José Aníbal, João Doria e Luiz Felipe d’Avila (Foto: montagem/divulgação)

Cerca de 308 mil filiados ao PSDB em todo o estado de São Paulo irão às urnas neste domingo (18) para escolher o candidato do partido que concorrerá ao governo paulista na eleição deste ano.

[leiamais] As prévias inéditas serão disputadas pelo atual prefeito da capital, João Doria, por Floriano Pesaro, secretário estadual de Desenvolvimento Social, José Aníbal, presidente do Instituto Teotônio Vilela, e pelo cientista político Luiz Felipe d’Avila.

A disputa é marcada por um racha no partido após pré-candidatos manifestarem-se publicamente contra os outros. Ações judiciais garantiram a participação de Pesaro e Aníbal no processo, após o diretório estadual tucano indeferir a candidatura dos dois por não terem feito o pagamento de R$ 45 mil  destinado ao custeamento da operação das prévias.

Na tarde de sexta-feira (16), Floriano Pesaro e José Aníbal protocolaram um mandado de segurança no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) contra o impedimento. Mesmo sem a votação da liminar, previsto para segunda-feira (19), o diretório estadual garantiu que o nome dos pré-candidatos na cédula de votação.

As prévias serão realizadas das 9h às 16h. Com o candidato a ser escolhido, o PSDB pretende manter-se no comando do Palácio dos Bandeirantes. O partido governa o estado de São Paulo desde 1994, quando foi eleito Mario Covas (1930-2001).

Veja também: Doria anuncia pré-candidatura ao governo de São Paulo