RedeTVi - Notícias | Política

Alvo da Operação Carne Fraca fala de bactéria e propina em escuta

Escutas telefônicas provam que um dos diretores da BRF preso na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, sabia da contaminação de produtos com a bactéria salmonella na unidade de Medeiros (GO).

Os grampos autorizados pela Justiça e divulgados neste sábado (25) pelo Portal UOL, mostram uma conversa entre André Luis Baldissera e um funcionário da empresa. 

Durante a ligação, Baldissera demonstra sua preocupação com os efeitos que a contaminação poderia ter sobre os negócios e com o risco da fábrica ser obrigada a suspender suas exportações.

Em resposta, o funcionário Roney Nogueira dos Santos tranquiliza o diretor da BRF, dizendo que o responsável pela fiscalização do Ministério da Agricultura na região vai “matar no peito” e não avisaria Brasília sobre a irregularidade.

Em outro áudio, André Luis Baldissera discute a possibilidade de impedir a chegada de três contêineres com frango, que já estavam sendo transportados de navio, à Itália. O país já havia barrado a entrada de quatro contêineres por ser detectada a contaminação por salmonella.

Além de Baldissera, outras 24 pessoas foram presas preventivamente na Operação Carne Fraca. Entre as 11 detidas em prisão temporária, oito já foram liberadas.