RedeTVi - Notícias | Mundo

Quem é María Corina Machado, venezuelana que venceu Prêmio Nobel da Paz

Líder opositora de Nicolás Maduro foi reconhecida por sua defesa pacífica da democracia

(Foto: Reprodução/ Instagram)

O Comitê Norueguês anunciou nesta sexta-feira (10) que a líder da oposição venezuelana María Corina Machado é a vencedora do Prêmio Nobel da Paz deste ano. O prêmio destaca o papel dela como figura de resistência contra autoritarismos e enfatiza a importância da mobilização pacífica na busca por eleições livres.

Segundo o comitê, María Corina Machado foi escolhida “em reconhecimento à sua incansável defesa do Estado de direito e dos direitos humanos para o povo venezuelano, mesmo diante de adversidades institucionais, restrições políticas e perseguição”.

“A democracia é uma condição prévia para a paz duradoura. Quando líderes autoritários tomam o poder, é essencial reconhecer os defensores da liberdade que se erguem e resistem”, destacou o comunicado.

Quem é María Corina Machado?

María Corina Machado Parisca nasceu em 7 de outubro de 1967 na cidade de Caracas. É engenheira industrial formada pela Universidad Católica Andrés Bello, com especialização em finanças. Sua inserção na política ocorreu por meio do ativismo cívico, especialmente com a cofundação da organização Súmate, voltada ao monitoramento eleitoral e à promoção da participação cidadã.

Posteriormente, Machado consolidou sua expressão partidária com o movimento Vente Venezuela, que articula uma plataforma de oposição ao regime de Nicolás Maduro. Ela já foi deputada da Assembleia Nacional pelo estado Miranda e se tornou símbolo da resistência ao regime de Nicolás Maduro, enfrentando perseguições, bloqueio de candidatura e ameaças à própria vida — mas, mesmo assim, decidiu permanecer no país.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!