RedeTVi - Notícias | Mundo

Kim Jong-un chega à Rússia para encontro com Vladimir Putin

O encontro entre os líderes deve acontecer na quinta-feira (25)


(Foto: divulgação)

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, chegou à Rússia nesta quarta-feira (24), onde se encontrará com o presidente Vladimir Putin na quinta-feira (25). Esta é a primeira visita do norte-coreano ao país russo.

Kim foi de trem ao país vizinho e chegou às 10h30 (horário local) à estação de Khasan, onde foi recebido pelo vice-ministro das Relações Exteriores russo, Igor Morgulov, e outras autoridades. 

Ele foi presenteado com flores, pão e sal, uma tradição russa para receber hóspedes. 

A expectativa é que a cúpula aborde uma ampla variedade de temas, incluindo a desnuclearização da Península Coreana e a cooperação econômica bilateral.

As negociações entre as seis partes eram presididas pela China e começaram em 2003. Os outros participantes eram os Estados Unidos (EUA), a Coreia do Norte, o Japão, a Coreia do Sul e Rússia. Entretanto, o impasse entre os EUA e a Coreia do Norte se intensificou cada vez mais sobre como verificar o comprometimento de Pyongyang em desmantelar seu programa nuclear. As negociações estão interrompidas desde dezembro de 2008.

Putin tem dito que a questão nuclear norte-coreana deveria ser debatida pelo mecanismo composto pelas seis partes. Acredita-se que Putin está tentando ampliar o envolvimento russo na questão.

Veja também!

>>> Reforma da Previdência é aprovada na CCJ e segue para comissão especial

>>> Prefeitura do Rio inicia demolição de dois prédios na Muzema

>>> Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (24) o maior prêmio deste ano

Você já assinou o nosso canal no YouTube? Clique e inscreva-se agora!