Hollywood vai parar? Fracasso nas negociações pode levar a greve de atores
A paralisação deve causar interrupção da produção cinematográfica
(Foto: EFE)
Hollywood pode entrar em greve! O sindicato que representa cerca de 169 mil atores de Hollywood, o SAG-AFTRA, não conseguiu chegar a um acordo com os grandes estúdios sobre a renegociação dos contratos da categoria. A greve será a primeira desde 1960.
"Depois de mais de quatro semanas de negociações, a 'Alliance of Motion Picture and Television Producers' (AMPTP, Aliança de Produtores de Cinema e Televisão) – a entidade que representa os principais estúdios e streaming, incluindo Amazon, Apple, Disney, NBCUniversal, Netflix, Paramount, Sony e Warner Bros. Discovery – continua relutante em oferecer um acordo justo em pontos cruciais que são essenciais para os membros do SAG-AFTRA", anunciou o sindicato em comunicado divulgado nesta quinta-feira (13).
Com as negociações encerradas e com o comitê de negociações votando por unanimidade a favor de uma paralisação, a greve torna-se iminente. De acordo com a presidente sindical Fran Drescher, não existe outra escolha “a não ser seguir em frente em unidade e em nome de nossos membros, com uma recomendação de greve ao nosso conselho nacional”.
A paralisação deve passar por votação para acontecer ou não pelo SAG ainda hoje. Se aprovada, atores devem se unir aos roteiristas, que estão em greve desde o começo de maio.
Entre as reivindicações das duas categorias estão melhores salários e outros benefícios, devido a mudança de rotina causada pelo streaming, além da delimitação no uso de inteligência artificial (IA) nas obras cinematográficas.
Se confirmada a greve, será a primeira vez em mais de 60 anos que roteiristas e atores se unem em uma paralisação. A última vez foi em 1960, quando o ex-presidente dos EUA e ator Ronald Reagan estava a frente do SAG.
Com isso, a pressão sobre os estúdios e streaming aumenta. Dessa forma, pode ocorrer uma paralisação quase que total na produção cinematográfica norte-americana, com atraso em lançamentos e produções interrompidas.
Veja também:
>>> Especial em homenagem aos 89 anos de Silvio Luiz estreia nesta quinta-feira (13) no RedeTV! GO
>>> Jair Bolsonaro deixa a Polícia Federal após depoimento
>>> MPSP diz que flamenguista preso não atirou garrafa que matou torcedora palmeirense
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal do RedeTV! Notícias no YouTube: