RedeTVi - Notícias | Mundo

Fazenda abandonada de 2 mil anos é encontrada em Israel

Pesquisadores suspeitam que o abandono do local tenha sido em razão de invasões do reino Asmoneu 

Foto: Emil Aladjem, Israel Antiquities Authority

Uma fazenda de 2.100 anos foi encontrada por arqueólogos israelenses, ao leste do Mar da Galileia, situado ao norte de Israel. Segundo o jornal israelense, The Times of Israel, a descoberta ocorreu durante uma averiguação do local para a construção de um oleoduto planejado de US$ 270 milhões.

No local, os especialistas localizaram ferramentas agrícolas de ferro, moedas utilizadas na segunda metade do século II a.C, vasos de cerâmica de 9 e 10 a.C e amostras de assentamento.

No momento da investigação, a equipe não encontrou moradores pela área, mas houve a suspeita de que os antigos residentes tiveram que deixar a fazenda às pressas. 

Além disso, os arqueólogos relatam que os objetos encontrados sugerem que os antigos moradores foram súditos do Império Selêucida  e, mantinham rebanhos de cabras ou ovelhas para a realização da tecelagem. 

De acordo com os escavadores, esses súditos teriam fugido em razão da invasão do Reino Asmoneu, que representa um Estado judaico religioso independente. 

"Sabemos das fontes históricas que, nesse período, o reino Asmoneu se expandiu para a Galileia, e é possível que a fazenda tenha sido abandonada após esses eventos", disse o líder da escavação Amani Abu-Hamid.

Foto: Emil Aladjem, Israel Antiquities Authority

Veja também!

>>> Policiais são afastados pela PRF após morte de homem em abordagem

>>> Silvio Luiz recebe homenagem da FPF: 'A voz do Campeonato Paulista'

>>> Itamaraty confirma encontro de Bolsonaro com Biden no próximo mês

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube