PF encontra bunker com 613 kg de cocaína com ajuda de cão farejador
Dois homens foram detidos em Santa Catarina no local onde a droga era preparada e armazenada
(Foto: Divulgação Polícia Federal)
Uma operação da Polícia Federal (PF) culminou na apreensão de 613 quilos de cocaína em um bunker clandestino localizado em Blumenau, no Vale do Itajaí, Santa Catarina. A descoberta, realizada entre os dias 2 e 3 de dezembro e divulgada na quinta-feira (4), foi decisiva para desarticular uma organização criminosa internacional que operava no estado.
A pista crucial para a localização do esconderijo foi fornecida por um cão farejador da Polícia Militar. Após seis meses de investigação, os agentes da PF obtiveram autorização judicial para inspecionar um galpão no bairro Itoupava Norte, após identificarem movimentações suspeitas. A empresa proprietária do imóvel, que atua no ramo de exportação de ligas metálicas, era, segundo a PF, utilizada como fachada para o envio de entorpecentes à Europa.
Durante as buscas iniciais, que se estenderam por aproximadamente 12 horas, a Polícia Federal realizou diversas escavações no galpão e na área externa, com a suspeita de que a droga estivesse enterrada. Diante da ausência de resultados, o cão farejador foi acionado, e sua indicação levou a um tubo de PVC que emergia do piso em direção ao jardim.
Embora as escavações no local indicado pelo cão tenham revelado apenas concreto, a equipe decidiu inspecionar blocos que estavam posicionados sobre galões de combustível. Após rompimento da estrutura, o bunker foi encontrado. A pequena estrutura subterrânea, com paredes rebocadas e início de pintura, possuía capacidade para abrigar até quatro pessoas em pé e utilizava o tubo de PVC, inicialmente farejado pelo cão, como parte do seu sistema de ventilação. Dentro do esconderijo, foram encontrados os pacotes de cocaína.
O galpão era utilizado pelo grupo criminoso para a preparação e o armazenamento da droga antes do transporte internacional. Dois homens foram presos durante a operação. Em uma busca subsequente no endereço de um dos suspeitos, no bairro Lagoa da Conceição, em Florianópolis, foram apreendidos veículos, embarcações, joias e documentos.
As investigações revelaram, ainda, a ligação do esquema com cidadãos britânicos que são procurados internacionalmente e possuem histórico criminal relacionado ao tráfico internacional de drogas na Inglaterra. Em nota, a Polícia Federal afirmou: "As investigações apontam, ainda, para a existência de uma estrutura criminosa internacional, com base operacional em Santa Catarina, que combinava elementos empresariais, apoio logístico de brasileiros e liderança de estrangeiros".
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp