RedeTVi - Notícias | Cidades

Alunos de agronomia polemizam com camiseta pedindo "menos amor, mais agrotóxico"

(Foto: Reprodução/Facebook)

Uma foto que mostra estudantes do curso de agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) causou polêmica pela frase nas camisetas usadas por ele: "Menos amor, mais glifosato, por favor". O termo faz alusão ao pesticida mais usado no mundo por agricultores e apontado por pesquisadores como uma substância cancerígena. 

[leiamais] Com a polêmica, a Associação Atlética Acadêmica da Agronomia divulgou nota em que afirmou que a situação foi "mal-interpretada" e "distorcida". Segundo o documento, o nome do agrotóxico fazia referência a uma bebida tradicional entre os alunos, e não ao produto em si.

"Em momento nenhum a mensagem da camisa vinculada a reportagem pede mais "agrotóxicos" como foi frisado na reportagem e sim pedindo o mé, bebida que foi batizada com este nome e que já é algo relativamente antigo".

As peças têm sido vendidas pela Atlética desde março deste ano pelo preço de R$ 35, mas a polêmica só começou após uma foto de alunos tirada em 8 de junho após uma palestra da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). A instituição informou, em nota, não ter "qualquer ligação com a produção ou o incentivo ao uso da camiseta".

Também em nota, a UFG informou que não tem "qualquer ligação com a produção ou o uso da camiseta usada pelos estudantes e que defende o uso de práticas sustentáveis de produção, de acordo com a legislação vigente".

Veja também: USP abrirá vagas de cota para alunos da rede pública