RedeTVi - Esportes | Mais Esportes

Ex-jogador do Avaí supera depressão e se torna campeão de fisiculturismo

Henrique jogou no Fut7 pelo Avaí após desistir do futebol de campo (Foto: Arquivo pessoal)

O lateral Henrique Azevedo jogou pelo juvenil do Avaí entre os anos de 1999 e 2001, mas se aposentou aos 32 anos devido a cirurgias nos seus joelhos que o impossibilitaram de atuar em alto nível tanto no futebol de campo como no Fut7.

(Foto: Arquivo pessoal)

Ao pendurar as chuteiras ele enfrentou um quadro grave de depressão e ansiedade que o fez ganhar 20kg. Até que, em 2015, Henrique Azevedo decidiu se dedicar efetivamente ao esporte e encontrou no fisiculturismo uma paixão e a cura para seu caso clínico. 

(Foto: Arquivo pessoal)

[leiamais]"Joguei futebol de salão dos 6 aos 12 anos, passando por AABB, Clube 12 e Colegial (atual Floripa Futsal). Aos 13 fui para o futebol de campo, colegial Florianópolis e Avaí, onde fiquei até os 17 anos quando me profissionalizei. Na sequência tive a primeira lesão no joelho esquerdo, colateral medial e lesão parcial de menisco. Parei por 3 meses, engordei bastante, mas consegui voltar à ativa após tratamento fisioterápico e físico, os quais mantive com recursos próprios. Passei a jogar futebol amador, joguei pelo Avante, Campinas e AD Vitória, todos da grande Florianópolis. Paralelo a isso comecei a jogar futebol society pelo Avaí, e na sequencia Floripa Esporte Clube", conta ele. 

"Em 2012 tive a lesão mais séria, joelho direito, ruptura total do ligamento cruzado anterior e menisco. Entrei em depressão profunda, sai se 68kg para 86kg em 2 meses. Após esse período decidi operar. O médico que me operou deu 8 meses para voltar a correr. Em 5 meses estava reestreando em um campeonato e marquei um gol contra o Figueirense Fut7. Todo tratamento banquei com recursos próprios e auxílio do meu fisioterapeuta, Kaine Escobar, que não cobrou nada porque acreditava em mim. Voltei a jogar de maneira contínua, tanto futebol de campo amador pelo AD Vitoria quanto fut7 pelo Floripa Esporte Clube. Fui campeão metropolitano da 1ª divisão com o Floripa em 2015 vencendo o Avaí na final por 4 a 2. Na sequência lesionei o

joelho esquerdo novamente, colateral medial mais uma vez, e fui recomendado a não mais jogar futebol competitivamente. Entrei em parafuso, tive outra crise depressiva. Foi aí que meu hobby de ir para a academia surgiu como uma tábua de salvação. Passei a me interessar pelo esporte e coloquei na cabeça que subiria em um palco de qualquer maneira mesmo que fosse só para vencer a mim mesmo", destaca Henrique Azevedo.

Conhecido como "Mr. Tanquinho", o ex-jogador já foi muso do Avaí (Foto: Arquivo pessoal)

Em abril de 2016 ele subiu no palco pela primeira vez e ficou em 3º lugar no Campeonato de Estreantes de Santa Catarina. Em julho do mesmo conquistou o Título Catarinense da categoria Men's Physique até 1,74m. 


(Foto: Arquivo pessoal)

Em abril de 2017, em sua terceira participação em competições, subiu no principal palco do fisiculturismo amador do mundo, o Arnold Classic, e se classificou em 7º lugar dentre 30 atletas da categoria. Em junho, no Campeonato Catarinense, conquistou não somente o bicampeonato Estadual como o título Overall, concedido ao melhor atleta da noite dentre todas as subdivisões da categoria Men's Physique.

Veja também!

Esquecidos por Tite? RedeTV! FC destaca brasileiros que brilham na Europa