Cidade dos EUA mantém 'Jogo do Orgulho' na Copa do Mundo no confronto entre Egito e Irã
As duas seleções estão contra o ato, já que a homossexualidade é criminalizada nos respectivos países
(Foto: Reprodução/Redes sociais)
Os organizadores da Copa do Mundo de 2026 de Seattle, cidade no estado de Washington, confirmaram, nesta quarta-feira (10), que a agenda especial do Pride Weekend ou Fim de Semana do Orgulho, vai ser mantida no entorno do estádio durante a partida entre Egito e Irã, marcada para junho, mesmo após protestos de dirigentes esportivos dos dois países, já que a homossexualidade é criminalizada.
O comitê local explicou que o evento, intitulado “Jogo de Orgulho” e programado para 26 de junho, fará parte da divulgação do tradicional ‘Pride Weekend’ da cidade e de outras celebrações no estado de Washington voltadas ao apoio aos direitos LGBTQ+.
Em comunicado, Hana Tadesse, vice-presidente de comunicações do comitê, reforçou que a programação está mantida e que o que ocorre dentro das quatro linhas é responsabilidade da Fifa: “SeattleFWC26 segue adiante com nossa programação comunitária fora do estádio durante o fim de semana do Pride e ao longo do torneio. Não controlamos o que acontece no gramado ou dentro do estádio; isso é responsabilidade da Fifa”.
Pressões do Egito e Irã
Nesta terça-feira (9), a Federação Egípcia de Futebol afirmou ter enviado uma carta à Fifa solicitando que a entidade impeça qualquer manifestação ligada ao Pride durante o confronto em Seattle, alegando que as iniciativas não convêm com os valores culturais e religiosos das seleções envolvidas.
O presidente da Federação Iraniana de Futebol, Mehdi Taj, disse à agência ISNA que também contestou o “Jogo de Orgulho”, chamando-o de um “ato irracional que apoia um determinado grupo”.
A escolha da partida como “Pride Match” havia sido definida pelo comitê organizador local antes mesmo do sorteio que colocou Egito e Irã no confronto. A Fifa não comentou sobre o caso.
Mês do Orgulho
Junho é reconhecido em todos os Estados Unidos como o Mês do Orgulho, período dedicado a homenagens, protestos e celebrações que se intensificaram após a batida policial de 28 de junho de 1969 em um bar gay.
No site oficial, o comitê destacou a relevância do evento para o estado: “Com centenas de milhares de visitantes e bilhões de espectadores ao redor do mundo, esta é uma oportunidade única para destacar e celebrar as comunidades LGBTQIA+ em Washington”.
A Copa do Mundo de 2026 vai ser realizada nos EUA, Canadá e México entre os dias 11 de junho e 19 de julho.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para acessar o canal Esportes RedeTV! no Youtube
- Clique aqui para entrar no canal RedeTV! Notícias no WhatsApp
- Assista AO VIVO à programação da RedeTV!