Segundas e quartas, às 22h45

Super Pop

VOLTAR

"Identidade de gênero não está entre as pernas", afirma psiquiatra

Assista aos nossos novos vídeos no YouTube e inscreva-se no canal!


O psiquiatra Saulo Cisca, especialista em saúde LGBTQIA+, afirmou durante sua participação no SuperPop desta segunda-feira (30) que a questão da identidade de gênero não e só social.

Segundo ele, o tema pode estar atrelado à genética. "A gente já tem algumas evidências cientificas, não se tem certeza absoluta, mas são várias evidências de que tem questão genética e que tem também questão de hormonização intrauterina. A identidade de gênero não está entre as pernas, está entre as orelhas", afirma.

Ele diz ainda que atende crianças de menores de cinco anos no seu consultório: "Eu atendo várias crianças e adolescentes com vivencias de variabilidade de gênero e realmente a identidade de gênero já começa a se consolidar com dois, três, quatro anos de idade", disse

O psiquiatra afirma ainda que não se trata de uma questão apenas social: "As pessoas trans não tem problemas de saúde mental por serem trans. Elas têm problemas de saúde mental quando elas estão dentro de uma sociedade que não compreende que rejeita, que expulsa ela das escolas, que expulsa da família, aí você começa a ter vários problemas mesmo", detalha.

Publicada: 01/12/2020

Comentários