TV FAMA

vítima de infarto

Morre, aos 82 anos, o artista Antônio Abujamra

Redação/RedeTV!

(Foto: Reprodução/Facebook)

Morreu na manhã desta terça-feira (28), o ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra, aos 82 anos. Ele foi encontrado morto pelo filho, o músico e também ator André Abujamra, na casa em que morava, na Rua Maranhão, Higienópolis, em São Paulo. A causa da morte foi infarto do miocárdio. O velório será realizado no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, fim da tarde desta terça.

A página oficial do programa "Provocações", na TV Cultura, do qual era apresentador confirmou a morte de Abujamra. "É com grande pesar que informamos que hoje, 28/04/2015, o apresentador de Provocações, Antônio Abujamra, faleceu. Agradecemos o carinho e apoio de todos que tem nos acompanhado ao longo desses 14 anos de programa", diz a nota postada no Facebook.

Além de André, o artista deixa mais um filho, Alexandre Abujamra, e dois netos.

Samir Abujamra, cineasta e sobrinho do apresentador, lamentou a morte do tio em seu Facebook: "Morreu meu ídolo, meu segundo pai, o homem que me fez ser artista. Tio Tó, Antonio Abujamra", escreveu.



O apresentador Serginho Groisman também usou a rede social para comentar a morte do artista: "Tive a honra de ser entrevistado por Abu. Perdemos um artista completo e um homem bom. Fica em paz", escreveu.

Trajetória


Abujamra nasceu em Ourinhos, no interior de São Paulo, em 1932. Formado em filosofia e jornalismo, era um artista de muitas facetas, ia da atuação à direção, iluminação, crítica.

Começou a carreira como crítico teatral e era reconhecido por ser o primeiro a introduzir no Brasil os métodos teatrais de Bertolt Brecht e Roger Planchon.

Entre 1955 e 1958, ora como ator ora como diretor, participou nas montagens de 'O Marinheiro', de Fernando Pessoa; 'À Margem da Vida' e 'O Caso das Petúnias', de Tennessee Williams; 'A Cantora Careca' e 'A Lição', de Eugène Ionesco; e 'Woyzeck', de Georg Büchner.

Durante toda sua trajetória, Abujamra, que era também conhecido por sua irreverência, participou de mais de 20 filmes e dirigiu ao menos nove longas-metragens.

O primeiro trabalho do ator na televisão foi em 'O estranho mundo de Zé do Caixão', em 1968. Também participou de novelas como
Sassaricando (1987), Que Rei Sou Eu (1989) e Terra Nostra (1999). Sua última interpretação em novelas foi em 2011, em 'Corações Feridos', do SBT, e no cinema ocorreu em 2012, em 'Brichos 2 – A Floresta é Nossa'.

Recomendado para você


Comentários