TV FAMA

dia da consciência negra

Leandra Leal faz desabafo sobre a criação da filha: "vou me indignar e lutar junto"

Redação RedeTV!

Foto: Reprodução/Instagram

A atriz Leandra Leal fez um desabafo nesta segunda-feira (20), dia nacional da Consciência Negra, ao falar sobre a criação de sua filha, Julia, de três anos. No desabafo, a artista fala como ser mãe de uma criança negra mudou sua forma de enxergar o mundo. Junto com o texto, ela divulgou uma foto das duas, abraçadas. 

No texto, Leandra fala como se posiciona no mundo antes e depois da maternidade. “Eu, que sempre lutei por liberdade e igualdade, que sempre me indignei contra a injustiça, intolerância, machismo e preconceito. Eu, que sempre me considerei politizada e consciente, cai na terra quando fui mãe. De alguma forma, a maternidade intensificou isso tudo. Acho que toda mãe passa por esse processo: tem medo desse mundo, tem dúvidas de como criar sua filha para ser forte e potente, capaz de autonomia e enfrentamento", contou. 

“Mas eu, como branca, mãe de uma menina negra, abre-se um outro portal nesse Brasil de hoje. Eu me abri e me coloquei num lugar que, por mais que eu tivesse consciência da sua existência, eu não sentia. E pior, eu nunca vou sentir. Eu nunca vou poder de fato compartilhar o sentimento da minha filha ao sofrer preconceito.”, afirmou a atriz no relato. 

Ainda no desabafo pessoal, a atriz falou aos seguidores como pretende ajudar a filha a enfrentar as discriminações que pode vir a sofrer. “Eu vou me indignar junto, vou consolar, vou lutar junto, vou fazer de tudo para que ela tenha autoestima forte, mas essa experiência vai ser só dela. O que eu posso fazer é tornar essa luta minha também. É criá-la forte, como minha mãe me criou, é dar autoestima, consciência, liberdade e amor”, disse. 

“É dentro do meu lugar de fala, contar para outros brancos como nós somos privilegiados e como precisamos abrir mão desses privilégios! Como não precisamos ficar provando com discursos que nós não somos racistas, quando na verdade precisamos ouvir quem passa por isso e reconhecer que o buraco é muito mais embaixo. Reconhecer que somos, sim, resultado de um processo histórico onde alguns foram privilegiados e muitos, excluídos. Hoje pode ser um dia para nós, como sociedade, buscarmos a compreensão da nossa realidade: uma sociedade que é diversa, plural, desigual e racista. Eu, como mãe da Julia, agradeço infinitamente a oportunidade de ser sua mãe e me comprometo a estar do seu lado nessa luta, minha filha. Para todo o sempre”, finalizou a atriz. 

Leandra e o marido, Alê Youssef, finalizaram o processo de adoção de Julia em junho de 2016. Discreta, a atriz evita publicar fotos e expor a herdeira nas redes sociais. 

Fotos: Reprodução/Instagram

Veja também:

Leandra Leal conta como será a criação da filha Julia, de dois anos

Recomendado para você


Comentários