TV FAMA

Intolerância

Depois de Taís Araújo, Cris Vianna é vítima de racismo nas redes sociais

Redação/RedeTV

Foto: Reprodução/Facebook

Depois da jornalista Maju Coutinho e da atriz Taís Araújo, foi a vez de Cris Vianna virar vítima na mão da intolerância racista que permeia as redes sociais. Nesta segunda-feira (30) alguns usuários se reuniram para proferir ofensas e xingamentos preconceituosos em uma foto postada pela atriz no Facebook em setembro. 

"Cadê o Ibama para tirar esse porco espinho do Facebook?" e "Me empresta esse cabelo para eu dar um trago" foram alguns dos comentários odiosos deixados na imagem. Embora as agressões, alguns fãs saíram logo em defesa da moça. "Ridículos, denunciem!", dizia uma internauta. "Racistas não passarão!", proferia outra. 

Foto: Reprodução/Facebook

Em sua conta do Instagram, a atriz se manifestou a respeito das injúrias raciais das quais foi vítima. "Infelizmente, ainda passamos por isso em pleno 2015. Recentemente, a vítima foi a competente jornalista Maria Júlia Coutinho. E agora, apenas um mês após minha linda colega Thaís Araújo também ter sido vergonhosa e covardemente atacada, aqui estamos novamente precisando enfrentar racistas escondidos sob o pretenso anonimato da internet. Na noite do último domingo, minha página do Facebook recebeu uma série de comentários preconceituosos, imediatamente registrados e encaminhados à Justiça", declarou.

"Não posso me calar. Se meu trabalho me permite alguma expressividade, usarei minha voz por muitos que sofrem esse tipo de ataque racista diariamente e voltam para casa calados, cansados de não serem ouvidos, para chorar sozinhos. Como todos vocês, tenho orgulho da minha pele, do meu cabelo, da minha origem e de tudo o que sou. Do que somos. E não estamos sozinhos. Temos do nosso lado a lei – racismo é crime inafiançável - e milhares de brasileiros que também acreditam num país mais justo e civilizado, gente que entende que respeitar as diferenças é mais que um dever e que está disposta a denunciar e lutar contra todo tipo de preconceito", continuou. 

"Sinto um encantamento profundo por essa mistura de cores que embeleza o nosso país e nos faz, brasileiros todos, sermos o que somos. A vergonha e a tristeza que sinto hoje são por essas pessoas pequenas, pobres de espírito e de coração vazio, que, em 2015, ainda insistem em reproduzir pensamentos há muito ultrapassados e desde sempre absurdos. São covardes com mentes limitadas, incapazes de enxergar e aceitar que somos todos, com as nossas diferenças e peculiaridades, dignos do mesmo respeito. A essa minoria cega e burra, minha pena", completou 

Foto: Reprodução/Instagram

No início de novembro, a também atriz Taís Araújo foi vítima de injúrias raciais. Insultos como "Entrou na Globo pelas cotas" e "Negra escrota" foram postados nas redes sociais por perfis aparentemente falsos. Na época, Taís prestou depoimento na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, o DRCI, especializado em crimes digitais. Segundo o jornal Extra, a polícia já teria identificado um grupo de 30 pessoas que usaram aplicativos para atacar a atriz com mensagens agressivas.

O mesmo aconteceu com a jornalista Maju Coutinho em julho deste ano. A repercussão do caso foi tanta que, após virar alvo ofensas, diversos jornalistas declararam seu apoio e repúdio ao racismo, criando a hastag #SomosTodosMaju. 

Moça do tempo, Maju é alvo de racismo na internet e ganha apoio de colegas

Recomendado para você


Comentários