TV FAMA

morte aos 49 anos

Amigos e colegas prestam homenagens à atriz e escritora Fernanda Young

Redação RedeTV!

Fernanda Young faleceu aos 49 anos na madrugada de domingo (25)

(Foto: Reprodução/Instagram)

Amigos e colegas fizeram suas homenagens a Fernanda Young neste domingo (25) nas redes sociais. A escritora, atriz, roteirista e apresentadora de TV faleceu durante a madrugada, aos 49 anos, no sítio da família em Gonçalves, em Minas Gerais. 

Após uma crise de asma seguida de parada cardíaca, ela foi levada de ambulância para um hospital da cidade vizinha, Paraisópolis. A equipe médica tentou reanimá-la, sem sucesso. 

O corpo da artista foi enterrado no final da tarde no Cemitério de Congonhas, em São Paulo. Durante o sepultamento, familiares e amigos a homenagearam com aplausos. 

E os tributos ao trabalho e à personalidade de Fernanda seguiram nas redes sociais. Alguns deles, usaram a hashtag “ForeverYoung” em memória da escritora. 

Fátima Bernardes: “Como assim!? Difícil acreditar e aceitar uma morte tão precoce. @fernandayoung era multi-talentosa, autêntica, inteligente, necessária. Que triste! Meu carinho à família, aos amigos e aos muitos fãs - aos quais me junto”

Fernanda Torres: “Devo muito a ela, à inteligência, ao humor, à originalidade, à coragem dela. Ainda bem que escrevi para a Fernanda para dizer do quanto havia gostado de Shipados. Foi a última vez que nos falamos, e foi bom, bonito, carinhoso. O Brasil perde muito, sem a anarquia e clareza dela”

Luiz Fernando Guimarães: “Tantos lindos trabalhos e muitas conversas inspiradoras divertidas e intensas assim como sempre foi o nosso convívio. Uma artista excêntrica e linda! Excepcional... estou ainda em choque... Devo a ela minha mudança profissional!!!”

Tatá Werneck: “Estávamos trocando conversas e áudios. Desabafando neuroses. Rindo de medos. E ela dizia que estava muito feliz. Parecia viver uma vida em mil. Tinha opinião sobre tudo. Tinha comentários engraçados sobre tudo. Sabia rir de si. Sabia fazer rir. Sabia da sua responsabilidade enquanto artista. Acho que ela sabia. Por isso foi tão entregue a tudo. Quando as pessoas têm muita vida é pq não deixaram nada da vida pra trás. Que bom. Em 49 anos vc fez coisa demais. E como vc mesma disse num texto há pouco tempo: sua jornada está longe de terminar. E ela continuará. Tuas palavras estão fortes. Sua imagem. Sua autenticidade. Sua potência. Deixo meu carinho inutil perto dessa dor pro querido Alexandre Machado e pros seus filhos e filhas tão doces que conheci. Querida Fernanda. Puta que pariu! Obrigada. Deus abençoe tudo”

Fernanda Gentil: “Não vi, não conheci e nunca falei com. Mas ri, emocionei e refleti muito com tudo que ela fez. E ouvi - sempre, e não de pouca gente - maravilhas a seu respeito. Agora que fui pro entretenimento, conhecê-la estava em meus planos. E agradecer por tanta coisa boa que ela escreveu e colocou no ar para os nossos olhos se deliciarem, também. Agora lendo tudo o que tanta gente talentosa, trabalhadora, ousada, criativa e do bem escreveu sobre ela, só me confirmou que a mulher que eu achava que ela era, era na verdade menos do que ela realmente era. Sua voz, sua coragem, ousadia, inteligência e seu senso de humor vão fazer falta. Sua arte então, nem se fala! Leve tudo isso lá pra cima, e de bem bem bem alto, derrame tudo sobre nós, pra pegar muito em todo mundo”

Marcos Veras: “Um talento com humor único e que fará muita falta. Referência pra quem escreve, pra quem atua. Lembro de Os Normais que parava grande parte do Brasil nas noites de sextas feiras. Lembro de Aspones, uma das séries que mais ri na vida que foi ao ar em 2004 se não me engano. Recentemente vi alguns episódios do ótimo Shippados. Isso só pra citar alguns dos seus geniais trabalhos. Você ainda tinha muito pra oferecer. Uma grande pena. Obrigado pela sua arte. Meus sentimentos à família. Força e amor pra vocês.”

Samantha Schmutz: “Uma mulher como poucas neste mundo do entretenimento. Muitas em uma! Fernanda era pop e underground ao mesmo tempo. Fernanda era compreensiva e radical. Fernanda era direta, mas com subtextos filosóficos. Fernanda tinha uma mente à frente do seu tempo e ao mesmo tempo uma juventude admirável. Eterna Young”

A filha de Fernanda, Estela May, de 19 anos, usou as redes sociais para desabafar sobre a perda. “Mamãe, eu nunca doí tanto. mas sei que você voltou pras plêiades, a 444,2 anos-luz daqui, pra relatar os dados que você adquiriu da terra: são todos uns mesquinhos tontos que só fazem merda mas às vezes amam e se divertem. você amava e se divertia. você deixa pra trás a obra mais perfeita que já vi, todos os textos, todas as brilhantes ideias de jerico que nem chegaram a ser realizadas (pode deixar que eu realizo) e os poemas. aqueles lindos poemas. ai de alguém apagá-los das paredes. tudo sobre você sempre me impressionou, é como se você fosse o protótipo da mãe legal: anárquica, generosa, engraçada, gentil, doida e ainda por cima não me julgou naquela fase que eu só dormia se tivesse um guarda-chuva aberto em cima de mim. vai ser difícil sem você mas vamos conseguir, prometo. e pode acreditar que tudo que eu fizer vai ter uma pitada sua, porque você é a minha maior inspiração. você é eterna. que orgulho de ser sua filha. te amo e obrigada pelos mais lindos 19 anos”, escreveu a jovem, uma das filhas gêmeas de Fernanda. 

(Foto: Reprodução/Instagram)

CARREIRA DE FERNANDA YOUNG

Fernanda Young iniciou sua carreira na TV em 1995, em parceria com o marido, Alexandre Machado, na adaptação de textos de Luis Fernando Veríssimo para a série “A Comédia da Vida Privada”. Ainda na televisão, escreveu os roteiros das séries “Os Normais”, "Os Aspones", "Minha nada mole vida e "O Sistema”.

Em 1996, lançou "Vergonha dos pés”, o primeiro de seus mais de 10 livros, como “Pos-F", "Estragos" e "A mão esquerda de vênus". Como apresentadora, esteve à frente do programa "Irritando Fernanda Young", entre 2006 e 2010, e "Confissões do Apocalipse", em 2012, ambos no canal por assinatura GNT. Ao lado de Fernanda Nobre, a atriz entraria em cartaz com a peça "Ainda nada de novo”, em São Paulo, no dia 12 de setembro. 

Fernanda Young era casada desde 1993 com o roteirista e escritor Alexandre Machado, com quem teve as gêmeas Cecília Madonna e Estela May, de 19 anos. Ela deixa também seus dois filhos adotivos, Catarina Lakshimi, de 10 anos, e John Gopala, de 12 anos.

Veja também!

>>> Anitta rebola ao dançar música "Fuego" e fãs mandam recado para Scooby: "Sortudo"

>>> Após perder 20 Kg, Jojo Todynho posa com body transparente e exibe nova silhueta

>>> Mulher de Tiririca posta foto de biquíni para comemorar aniversário de casamento: "22 anos de união"

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube:

Recomendado para você


Comentários