TV FAMA

Cuidados no inverno!

Dermatologista ensina dicas para evitar o ressecamento da pele

Caroline Castro

Foto: Divulgação

Quem não gosta de ter uma pele lisinha, longe de cravos, espinhas e escamações? Porém, com a chegada dos dias frios, é normal que a pele fique mais ressecada e necessite um pouco mais de hidratação.



Para ajudar na proteção contra o inverno, a dermatologista Daniela Leal, da Sociedade de Medicina Estética, alerta sobre a mudança de alguns hábitos diários que auxiliam ou prejudicam o tratamento da pele. "Para que a pele possa exercer sua função protetora, é fundamental que esteja saudável. Isso depende diretamente da manutenção da hidratação, que a deixa menos propensa a ressecamentos, irritações e infecções", explica.



Basta os termômetros marcarem temperaturas mais baixas que muitas pessoas acabam mudando algumas atividades básicas como tomar banhos mais quentes e usar frequentemente aquecedores de ar, que deixam o ambiente com baixa umidade.



"Banhos quentes reduzem a proteção natural, pois eliminam a camada de gordura existente na superfície da pele. Evite também permanecer em ambientes com aquecimento artificial, pois eles pioram o ressecamento da pele", alerta a médica.



Dicas da Dra Daniela para evitar o ressecamento:



> Beber muita água, no mínimo 2 litros ao dia.

> Abusar de alimentos ricos em gordura, como as frutas abacate e manga.

> Um banho de 10 minutos ao dia com sabonete 'neutro' sem o uso de buchas.

> Aplicar cremes hidratantes por todo o corpo até três minutos depois do banho.



Foto: Divulgação

Receitas caseiras nem sempre ajudam



Muitas vezes as receitas caseiras podem parecer mais práticas e baratas do que alguns produtos disponíveis no mercado, mas, segundo a demartologista, isso não passa de um grande mito. Produtos caseiros podem confundir as pessoas e acabar aumentando o risco de reações alérgias e irritações na pele. 



Muitas pessoas têm o habito de adicionar ampolas de vitaminas ou óleos nos frascos de hidratantes comerciais, por exemplo. Daniela afirma que isso é um erro. "As composições dos produtos para pele passam por uma série de regulamentações antes destes serem liberados para venda. Ao modificarmos essas composições, com adição de substâncias, estamos alterando esse equilíbrio e, se houver alguma incompatibilidade, podemos gerar irritação na pele e até desencadear reações alérgicas", avisa.



Outro hábito bastante comum, de acordo com a médica, é o uso de sabonetes esfoliantes, que, se usados com frequência, podem acabar com a proteção natural da pele. "O uso de esfoliantes também pode favorecer o aparecimento de alergias e irritações, além de piorar o ressecamento nas peles propensas e de aumentar a oleosidade nas peles mistas e oleosas pelo efeito rebote", alerta.


Foto: Divulgação

Pele ressecada pode causar cravos e rugas

Os inimigos de todas as mulheres aparecem ainda mais quando a pele está mal cuidada e envelhecida pela falta de hidratação. Nesse caso, são necessários tratamentos específicos e produtos com composições diferenciadas, como ocorre no caso dos cravos e rugas.

"No caso das rugas, precisamos de hidratantes mais pesados, que chamamos de emolientes, mais ricos em óleos. Já nos cravos devemos optar por hidratantes ricos em água, além de lavar o rosto duas vezes ao dia com agentes de limpeza específicos, para ajudar a manter a pele livre do excesso do sebo produzido", ensina a dematologista.

Com a pele sempre hidratada, fica cada vez mais difícil o surgimento de celulites, flacidez, espinhas e estrias causadas muitas vezes pelo 'efeito sanfona', ou seja, engordar e emagrecer, e alimentação errada, como refrigerantes e açucar em excesso.

"Alimentos muito ricos em açúcar e farinha branca pioram as espinhas e a celulite. Já as proteínas são fundamentais para evitar a flacidez e a piora das estrias. Mas, nesses dois casos, a suplementação de oligoelementos e vitaminas, os chamados nutracêuticos, são fundamentais e devem ser feitos sob orientação de um médico ou nutricionista", explica a dermatologista.

Recomendado para você


Comentários