18/03/2019 17:26:00 - Atualizado em 18/03/2019 17:46:00

Youtube diz não ter evidências de "desafio da Momo" em vídeos infantis

Redação/RedeTV!

Internautas fizeram alerta sobre suposto desafio suicida da Momo

(Foto: Reprodução/Twitter)

Um suposto desafio suicida da Momo direcionado para o público do YouTube Kids está causando pânico entre pais e responsáveis por crianças, e fez o assunto chegar ao primeiro lugar dos Trending Topics do Twitter nesta segunda-feira (18). 

Conforme os relatos que circulam nas redes sociais, a figura da Momo estaria aparecendo no meio de vídeos de desenhos infantis e outros conteúdos para esse público, especificamente no YouTube Kids. Ao surgir na tela, a criatura estaria instruindo as crianças a cometerem mutilação que pode levar ao suicídio. "Se você não fizer isso, a Momo vai te pegar enquanto você estiver dormindo", diz um trecho do vídeo, que tem circulado em outras redes sociais.

Em nota enviada ao portal da RedeTV!, o YouTube Brasil destacou que "não recebeu nenhuma evidência recente de vídeos mostrando ou promovendo o desafio Momo no YouTube Kids" e ressaltou que, caso fosse identificado, esse tipo de conteúdo "violaria nossas políticas e seria removido imediatamente".

Contudo, a empresa explicou que, embora os vídeos de "desafios" não tenham sido identificados, há, sim, outras imagens da Momo no site: "É possível que a figura chamada de “Momo” apareça em vídeos no YouTube, mas somente naqueles que ofereçam um contexto sobre o ocorrido e estejam de acordo com nossas políticas".

Como denunciar vídeos suspeitos

A recomendação é que vídeos suspeitos sejam denunciados diretamente para a plataforma - veja como fazer aqui ou siga o passo a passo abaixo:

  • >> Vá para a página de exibição do vídeo que você quer denunciar.
  • >> Toque em Mais  no canto superior do player de vídeo.
  • >> Toque em Denunciar. 
  • >> Escolha o motivo da denúncia (Elementos visuais impróprios, Áudio impróprio, ou Outros). 
  • >> Se você estiver conectado em seu perfil quando denunciar um vídeo impróprio, ele será automaticamente bloqueado no app do YouTube Kids.

Além disso, a assessoria de imprensa da plataforma destacou que o uso do YouTube Kids é recomendado "para menores de 13 anos deve sempre ser feito pelo YouTube Kids e com supervisão dos pais ou responsáveis". E finalizou: " Para mais detalhes, vale consultar a página sobre Segurança Infantil no YouTube".

Como surgiu a Momo

A personagem surgiu da escultura de um artista, que criou a peça macabra da mulher-pássaro para uma empresa japonesa de efeitos especiais Link Factory. Ela chegou a ficar em exposição em uma galeria de Ginza, em Tóquio, em 2016, quando começou a viralizar na rede sociais em 2016.

Após a imagem começar a ser usada para fins duvidosos, o escultor Keisuke Aiso, de 43 anos, que criou a personagem, garantiu que decidiu destruí-la: "As crianças podem ter certeza de que Momo está morta. Não existe mais, nunca foi feita para durar. Estava podre e joguei fora", afirmou ao The Sun.

Aiso ainda lamentou que a peça tenha sido usada para assustar crianças: "Nunca foi feito para ser usado para fazer as crianças se machucarem ou causarem algum dano físico".

Leia a nota do Youtube na íntegra:

"Ao contrário dos relatos apresentados, não recebemos nenhuma evidência recente de vídeos mostrando ou promovendo o desafio Momo no YouTube Kids. Conteúdo desse tipo violaria nossas políticas e seria removido imediatamente. Também oferecemos a todos os usuários formas de denunciar conteúdo, tanto no YouTube Kids como no YouTube. O uso da plataforma por menores de 13 anos deve sempre ser feito pelo YouTube Kids e com supervisão dos pais ou responsáveis. É possível que a figura chamada de “Momo” apareça em vídeos no YouTube, mas somente naqueles que ofereçam um contexto sobre o ocorrido e estejam de acordo com nossas políticas. Para mais detalhes, vale consultar a página sobre Segurança Infantil no YouTube"  

Recomendado para você

Comentários