RedeTV! News

VOLTAR

China encontra coronavírus em camarão do Equador

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!


A China detectou rastros do novo coronavírus em contêineres e embalagens de camarão do Equador e suspendeu a compra do produto. O governo equatoriano afirmou que a exportação segue os protocolos sanitários e não há evidências do risco de contágio.


Autoridades alfandegárias encontraram rastros do novo coronavírus em seis amostras extraídas de contêineres e da parte externa de embalagens de camarão vindo do equador. Mas, de acordo com o governo chinês, os produtos não são necessariamente contagiosos. Mesmo assim, as remessas de três empresas equatorianas que embarcaram os camarões foram suspensas. o carregamento deve ser destruído ou devolvido.


O Equador é o segundo maior exportador de camarão do mundo, depois da Índia. O governo do país afirma que todos os protocolos de biossegurança têm sido seguidos. Também ressaltou que a detecção foi de rastros de DNA não contagiosos, que não foram encontrados nos camarões.


As autoridades equatorianas disseram ainda que não há risco de contaminação nem evidências de que o vírus possa sobreviver por 50 dias a 20 graus negativos, como no trajeto até a China e pediu que Pequim volte atrás na decisão.


Essas foram as primeiras detecções do vírus, anunciadas pela China, desde o início da coleta de mais de 200 mil amostras para testagem do processo de importação de alimentos congelados. O objetivo do país é evitar novas explosões de contágios da covid-19. 


Após um surto que foi associado a contágios em um mercado da capital no mês passado, a china paralisou as compras de algumas empresas alimentícias europeias, dos estados unidos e do Brasil.

Publicada: 11/07/2020

Comentários