RedeTV! News

VOLTAR

IBGE: Levantamento reforça desigualdade racial no Brasil

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (13) pelo IBGE reforça a desigualdade de oportunidades e de condições de vida da população de acordo com a raça ou a cor da pele. No Brasil, pessoas pretas ou pardas têm salários menores, cargos mais baixos e são vítimas mais frequentes da violência.


Atualmente, os brasileiros que se declaram pretos e pardos representam quase 56% da população e 55% da força de trabalho. Entre os trabalhadores desocupados ou subutilizados, os negros também são maioria. Acima de 60%. Já nos cargos de gerência, a situação se inverte. 70% das vagas são ocupadas por brancos e 30% por negros. Desigualdade que na maioria dos casos não depende do nível de instrução.


Os indicadores mostram os negros em desvantagem também em condições de moradia, escolaridade, acesso a bens e serviços e mais sujeitos à violência. A taxa de homicídios de pretos e pardos é quase três vezes maior que de brancos. Um dado positivo é que, pela primeira vez, o número de estudantes negros em universidades públicas é maior do que o de brancos.

Publicada: 13/11/2019

Comentários