RedeTV! News

VOLTAR

Brasil fica em 79º lugar em ranking da ONU sobre IDH

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

Segundo o estudo, o Brasil é o segundo país com a maior concentração de renda. Perdemos apenas para o Catar. Por aqui, os 1% mais ricos concentram 28,3% de toda a riqueza. No país Árabe, este número é de 29%.


O Relatório de Desenvolvimento Humano de 2019 analisa o IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, levando em conta não só a renda da população, mas também o acesso a serviços básicos como saúde e educação. O índice vai de zero a um, quanto maior este número mais desenvolvido é o país.


E neste ano, o Brasil caiu uma posição no ranking mundial. O país registrou em 2018 um IDH de 0,761 e ficou na posição 79, caindo uma posição em relação ao ano passado. Apesar da queda, o índice de desenvolvimento humano no Brasil teve uma pequena melhora em relação a 2017. O estudo avalia 189 países. O primeiro da lista é a Noruega, com um IDH de 0,954.


Apesar da distância do primeiro colocado, esse resultado mantém o Brasil como um país com alto desenvolvimento humano. Quando o índice é dividido por gênero, o levantamento aponta que as brasileiras estão em melhores condições de saúde e educação que os homens, mas quando o assunto é renda, elas ficam abaixo.


A expectativa de vida para as mulheres é de 79 anos de idade. Para os homens, 72. Elas também têm mais anos de escolaridade e maior média de anos de estudo. Porém a renda delas é 41,5% menor que a do homem.

Publicada: 09/12/2019

Comentários