reportagens especiais

Série do RedeTV News mostra a vida sem regalias dos deputados na Suécia


Publicada:18/05/2016 11:10:00
Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução/RedeTV!)

O RedeTV News começou a exibir nesta semana a série de reportagens especiais, realizadas pelo correspondente Luciano Junior, sobre a política no país sinônimo de transparência: a Suécia.

Com 10 milhões de habitantes, o país acabou com as regalias para políticos. Na primeira matéria da série, o repórter acompanhou a rotina do deputado federal Carl Schlyter. 

Políticos suecos são rigorosamente monitorados por seus eleitores

Sem secretária ou carro oficial, ele trabalha em um espaço pequeno para os padrões brasileiros e utiliza transporte público e bicicleta para ir aos compromissos. O pagamento de aproximadamente R$ 30 mil é o único benéficio aos parlamentares, que não tem o direito de aumentar o próprio salário.

Na segunda parte, exibida na noite de terça-feira (17), a reportagem mostrou como são poucos os cargos comissionados no país e a facilidade de fazer contato com os políticos suecos, que trabalham em uma sala de 18 metros quadrados e se sentem "parte do povo".

Cargos comissionados praticamente não existem na Suécia

A matéria ainda relembrou o caso da ex-vice-primeira-ministra Mona Sahlin usou o cartão de crédito funcional para comprar uma barra de chocolate. A história foi considerada um escândalo no país e ela perdeu o mandato.

Nesta quarta-feira (18), o Melhor Pra Você recebeu cônsul-geral da Suécia Renato Pacheco para falar mais sobre a contenção de gastos com os políticos do país. 

Vida sem regalias dos deputados da Suécia é exemplo de contenção de gastos

Notícias Relacionadas

Comentários