EDITORIAS
 
Aplicativos para celular I CidadesI Ciência e SaúdeI Dá para acreditar?I EconomiaI EducaçãoI Meio ambienteI MundoI PolíticaI Tecnologia
-
     
03/05/2012 21h50 - Atualizado em 03/05/2012 22h02    
 

Congresso argentino aprova expropriação da petroleira YPF

 
Nicolás Misculin/ Reuters
 
 
A norma promovida pelo governo foi aprovada com 207 votos a favor, 32 contra (Foto: Reuters)

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou na noite desta quinta-feira (3) o projeto de lei que autoriza a expropriação da participação de 51% da petroleira YPF que está nas mãos da petrolífera espanhola Repsol.

A norma promovida pelo governo foi aprovada com 207 votos a favor, 32 contra e 6 abstenções. O Senado já havia dado aprovação preliminar por ampla maioria no fim de abril.

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que tem reforçado o controle estatal na economia, irritou a Espanha e outros parceiros comerciais europeus no mês passado quando revelou o plano de expropriação da YPF, a maior empresa de energia do país.

Mas a decisão de Cristina de devolver a YPF para as mãos do Estado após a sua privatização na década de 1990 foi aplaudida pelos argentinos, que culpam essas políticas de livre mercado por causar uma terrível crise econômica há uma década.

Veja mais:

>>>Senado da Argentina aprova expropriação da YPF

>>>Argentinos apoiam expropriação da YPF, diz pesquisa

 

Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados.
PUBLICIDADE
Compartilhe:
VÍDEOS
»
Leitura Dinâmica
Ibope: Dilma tem 36%; Marina 30%; Aécio 19%
 
PUBLICIDADE ANUNCIE
 
ENQUETE
O Senado aprovou o projeto que volta a liberar a venda de inibidores de apetite para o consumidor. Você já fez uso desse tipo de remédio?
 
AEROPORTOS
Fique informado sobre as condições dos principais aeroportos do país.
Fonte: Climatempo