EDITORIAS
 
Aplicativos para celular I CidadesI Ciência e SaúdeI Dá para acreditar?I EconomiaI EducaçãoI Meio ambienteI MundoI PolíticaI Tecnologia
-
     
11/02/2011 17h02    
 

Saiba como beneficiar o organismo com os sucos desintoxicantes

 
Daniela Teixeira/ RedeTVi
 
 
Para impulsionar a perda de peso, nada melhor que desintoxicar o organismo antes de iniciar uma dieta. Dessa forma, além de preparar o corpo para a eliminação dos quilinhos extras, é possível diminuir o inchaço e, consequentemente, reduzir medidas.

O que poucos sabem, no entanto, é que o suco desintoxicante pode ser um aliado para o dia-a-dia e não apenas nos períodos em que se deseja perder peso. É o que afirma a nutricionista Rasmie Ghazzaoui, do Hospital do Servidor Público Municipal, em São Paulo: "Ele pode ser usado todos os dias. Não há contraindicação. No entanto, é importante lembrar que é preciso seguir direitinho o cardápio sugerido pelo nutricionista".

Outro fator a ser considerado, segundo ela, é o período do dia para a ingestão do suco: "ele pode ser tomado à noite, mas não tem o mesmo benefício de quando tomado logo pela manhã. Isso acontece porque, de manhã, o organismo está descansado e os ingredientes têm melhor atuação".

Ela também conta que as pessoas, por saberem que o líquido é benéfico, muitas vezes o tomam indiscriminadamente, o que não é correto: "as pessoas acabam errando. Alguns tomam o suco de manhã, de tarde e à noite. O certo é apenas uma vez ao dia".

Ao ser questionada sobre os ingredientes ideiais para o desintoxicante, ela é enfática: "é necessário alguma folha verde, como a couve ou o espinafre, por exemplo, uma fruta, como a maçã - que reduz o colesterol e ajuda a eliminar tudo o que não faz bem ao organismo- e acrescentar um pouco de gengibre, que age como uma espécie de antibiótico no corpo".

Apesar da fórmula dada pela profissional, existem várias receitas de sucos desintoxicantes. Uma delas é simples, fácil de fazer e tem como ingredientes a couve manteiga, beterraba, cenoura, maçã, laranja pera, abacaxi e semente de linhaça (confira AQUI na íntegra).

Entretanto, a nutricionista alerta para um detalhe: "não é necessário usar todos esses ingredientes. A pessoa pode usar apenas alguns. A cenoura, por exemplo, já tem todas as propriedades que a couve e a beterraba possuem. Todas são ricas em vitamina A. Por isso, ela pode optar por um ou outro".

PROPRIEDADES NUTRITIVAS

Vale lembrar que além de rica em vitamina A, a couve manteiga possui alto nível de antioxidação, já que fornece glutationa, um antioxidante hidrossolúvel natural que, embora presente no organismo humano, é reduzido devido à má alimentação, ingestão de bebidas alcoólicas e, até, pelo uso de medicamentos.

A beterraba tem, dentre outras propriedades, a antocianina que, além de um potente antioxidante, potencializa a atividade da vitamina C no organismo.

Já a cenoura e a laranja pera são fontes de betacaroteno e vitamina C, respectivamente.

O abacaxi, por sua vez, atua ajudando o organismo a eliminar as toxinas por meio da urina, e a semente de linhaça, composta por fibras, proteínas, ômega 3 e 6, auxilia na manutenção do peso e combate a retenção de líquidos.

Segundo a nutricionista, de um modo geral, basta seguir as orientações profissionais para que os resultados sejam satisfatórios: "os sucos antioxidantes funcionam, sim. Desde que, é claro, a ingestão seja feita de forma moderada".
PUBLICIDADE
Compartilhe:
VÍDEOS
»
RedeTV News
Haitianos buscam vida melhor em SP
 
PUBLICIDADE ANUNCIE
 
ENQUETE
Pesquisa da Anefac mostra que 68% dos brasileiros pretendem usar o 13º para quitar dívidas. Como você pretende utilizar o dinheiro extra?