23/08/2017 00:56:00 - Atualizado em 23/08/2017 02:43:00

TJMG mantém condenação de Eduardo Azeredo no 'mensalão mineiro'

Redação RedeTV!

(Eduardo Azeredo - Imagem: Divulgação PSDB)

Por dois votos a um, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmou, na noite desta terça-feira (22), a condenação por peculato e lavagem de dinheiro do ex-governador do estado Eduardo Azeredo (PSDB). Os crimes teriam ocorrido durante a campanha que tentava a reeleição do tucano ao governo de Minas Gerais em 1998. O caso ficou conhecido como ‘mensalão mineiro’ e ‘mensalão tucano’.

A denúncia foi oferecida pela Procuradoria-Geral da República em 2007, quando o tucano era senador. Azeredo foi acusado de ser o principal beneficiário do desvio de cerca de R$ 3,5 milhões de empresas estatais de Minas Gerais durante a campanha que buscava sua reeleição ao governo do estado em 1998. 

Segundo as investigações, o político teria usado as empresas Comig, que hoje se chama Codemig, a Copasa e o antigo banco do estado, o Bemge, para promover patrocínios superfaturados a eventos esportivos em que a publicidade havia sido explorada pela empresa SMP&B, do empresário Marcos Valério. 

Eduardo Azeredo já havia sido condenado a 20 anos e dez meses de prisão no julgamento em primeira instância, que ocorreu em dezembro de 2015. Nesta terça (22), dois desembargadores da 5ª Câmara Criminal, Pedro Vergara e Adilson Lamounier, votaram pela ratificação da sentença. Já o relator, Alexandre Victor de Carvalho, pediu a absolvição de Azeredo. 

Para que o político cumpra as penas, o processo precisa ser concluído até o mês de setembro de 2018, quando Azeredo completa 70 anos. Caso isso não ocorra, as penas proferidas no processo prescreverão. 

Recomendado para você

Comentários