16/01/2018 16:47:00 - Atualizado em 16/01/2018 17:29:00

Temer pode ser punido caso não troque vice-presidentes da Caixa suspeitos de corrupção

Redação RedeTV

Procuradores da Operação Greenfield que investigam desvios em fundos de pensão na Caixa Econômica Federal enviaram um ofício à procuradora-geral, Raquel Dodge, que deve ser encaminhada ao presidente Michel Temer. O documento alerta que o peemedebista pode ser punido caso não troque os vice-presidentes do banco público. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

A substituição dos vices foi uma sugestão do MPF baseada em investigação da própria Caixa que apontou influência política e possíveis crimes praticados pelos funcionários. A sugestão não foi acatada e os vices permanecem. 

“Esclarece-se desde já que, caso não seja observada a recomendação, eventuais novos ilícitos cometidos pelos atuais vice-presidentes da Caixa poderão gerar a responsabilização civil de Vossa Excelência, por culpa in eligendo”, aponta o ofício assinado por cinco procuradores.

O diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Sérgio Neves de Souza, também encaminhou à secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, recomendação para que seja feito o afastamento e substituição dos vice-presidentes da Caixa.

O documento foi encaminhado a Vescovi porque ela também é presidente do Conselho de Administração da Caixa.

A Procuradoria da República deu prazo de 45 dias para o banco cumprir as recomendações - a troca dos vices e as contratações dos novos.

O MPF ainda deu um mês para a instituição financeira adotar novos meios para fiscalizar as atividades de funcionários e 60 dias para aprovar o novo estatuto.

Políticos como Eduardo Cunha e Henrique Alves estão presos por causa de possíveis desvios no banco estatal.

Recomendado para você

Comentários