21/07/2017 01:15:00 - Atualizado em 21/07/2017 06:33:00

Temer diz que povo brasileiro 'compreenderá' aumento no preço dos combustíveis

Redação RedeTV!

(Temer fala com a imprensa em Mendoza, na Argentina / Imagem: RedeTV!)

O presidente Michel Temer disse, na noite desta quinta-feira (20), ao desembarcar em Mendoza, na Argentina, para a 50ª Cúpula do Mercosul, que a “população vai compreender” o aumento dos impostos que incidem sobre os combustíveis. Para ratificar sua opinião, Temer disse que “este é um governo que não mente, que não dá dados falsos”.

Em rápida conversa com a imprensa no hall de um hotel em Mendoza, o presidente justificou a medida dizendo que o governo vem tentando “manter a responsabilidade fiscal”. Ele defendeu que o aumento dos tributos sobre os combustíveis resultará em uma arrecadação extra de cerca de R$ 10,4 bilhões, segundo estimativas dos ministérios da Fazenda e do Planejamento. O presidente ainda enfatizou que, com isso, o governo busca garantir o crescimento econômico e o cumprimento de metas fiscais estabelecidas por sua gestão. 

Michel Temer lembrou que o governo cogitou ‘ressuscitar’ a Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), mas rapidamente abandonou essa possibilidade e decidiu por “um pequeno aumento no que diz respeito apenas aos combustíveis”. 

Com a decisão divulgada nesta quinta-feira, o governo dobrou as alíquotas de PIS e Cofins da gasolina, além de aumentar em 86% a do diesel. Assim, já a partir desta sexta-feira (21), cada litro de gasolina poderá ter o preço aumentado em até 41 centavos de real. O litro do diesel poderá aumentar até 21 centavos e o litro do etanol, 20 centavos. 

Nesta sexta-feira, a presidência do Mercosul, que estava sob a responsabilidade da Argentina, passará aos cuidados do Brasil pelos próximos seis meses. Por isso, o presidente falou, rapidamente, sobre outro desafio enfrentado pelo bloco, a crise na Venezuela. "Vamos continuar trabalhando para a redemocratização do Estado venezuelano”, afirmou Temer. 

Jacques Gomes Filho acompanha a chegada de Temer a Mendoza

Recomendado para você

Comentários