07/04/2016 16:41:00 - Atualizado em 07/04/2016 16:49:00

Site explica caso Panama Papers da maneira mais lúdica possível

Redação RedeTV!

(Fotos: Reprodução)

Passando por momentos turbulentos, o mundo da política anda cada vez mais 'surpreendente'. Desde a condução coercitiva de Lula no começo de março deste ano, a cada que dia que passa algo acontece, 'fechando o circo'. O mais novo escândalo são os Panama Papers, vazamento de mais de 11.5 milhões de arquivos do quarto maior escritório de advocacia offshore do mundo, o Mossack Fonseca.

O caso consiste basicamente em colocar dinheiro em empresas no Panamá para evitar fiscalização e impostos. Os papéis mostram que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, Nawaz Sharif, primeiro-ministro paquistanês, Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia, o primeiro ministro da Islândia, Sigmundur Gunnlaugsson, passando por estrelas do futebol como Michel Platini, craque do futebol francês e ex-presidente da UEFA, Clarence Seedorf, Zamorano e Lionel Messi. Até artistas, como o cineasta Pedro Almodóvar, o ator Jackie Chan e o empresário da indústria fonográfica David Geffen colocaram seu dinheirinho por lá, entre muitos outros.

O Brasil consta na lista e está representado pelo juiz Joaquim Barbosa, o senador Edison Lobão, do PMDB, Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, também do PMDB, além do cantor Roberto Carlos. 

Devido à complexidade do caso, entender para onde foi o dinheiro, significado de cada termo e etc, o site Vox criou uma explicação ilustrada do que são esses papéis do Panamá. Veja:

Vamos dizer que você guarde suas moedinhas em um porquinho em uma estante.

Mas sua mãe vive checando quanto você coloca e quanto você tira. Você não gosta disso.

Então você arranja um outro cofrinho…

…e guarda-o na casa do João.

A mãe do João é muito ocupada. Ela não checa os porquinhos. Então você pode esconder o seu cofrinho por lá sem que ninguém o fique checando.

A criançada do seu bairro acha isso uma boa ideia.

Então eles também escondem os seus cofrinhos na casa do João.

Mas um dia a mãe do João encontra os porquinhos.

Ela fica brava, e telefona para os pais de todos as crianças que estão escondendo as suas moedinhas.

Isso é basicamente o que os documentos que vazaram mostram – e um monte de gente importante e poderosa escondeu seus moedinhas na casa do João, no Panamá.

Nem todo mundo estava fazendo algo de errado. Você, por exemplo, só queria privacidade da sua mãe.

Mas seu vizinho Miguel estava roubando dinheiro da bolsa da mãe dele e escondendo na casa do João. Outro menino, José, estava roubando o dinheiro do lanche de outras pessoas e não queria que seus pais perguntassem da onde vinha aquele dinheiro.

De qualquer forma, todo mundo que escondeu seu cofrinho em forma de porquinho na casa do João está em apuros, porque cofrinhos secretos não são permitidos pela lei.

Por fim, jornalistas estão agora investigando os registros para entender melhor que tipo de atividade estava acontecendo na casa do João no Panamá – se eram atividades legais, apropriadas, ou fora da lei. Agora é só substituir as moedinhas por bilhões de dólares, e as crianças por celebridades, políticos ou empresários.

Recomendado para você

Comentários