20/09/2017 20:22:00 - Atualizado em 20/09/2017 20:27:00

Sérgio Cabral é condenado a 45 anos de prisão após investigações da Operação Calicute

Redação/RedeTV!


(Foto: Agência Brasil)

Após investigações da Operação Calicute, um dos desdobramentos da Lava Jato, o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi condenado nesta quarta-feira (20) a 45 anos e 2 meses de prisão, além de uma multa, pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e pertencimento a organização criminosa.

Cabral foi acusado de pertencer a um esquema que desviava verbas dos contratos do governo do Rio de Janeiro com empreiteiras.

A sentença do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, condena outras 11 pessoas como, por exemplo, Adriana Ancelmo, sentenciada a 18 anos e 3 meses de prisão.

Bretas classifica Cabral em sua sentença como "idealizador do gigante esquema criminoso institucionalizado no âmbito do Governo do Estado do Rio de Janeiro, era o chefe da organização, cabendo-lhe essencialmente solicitar propina às empreiteiras que desejavam contratar com o Estado do Rio de Janeiro, em especial a Andrade Gutierrez, e dirigir os demais membros da organização no sentido de promover a lavagem do dinheiro ilícito".

O ex-governador do Rio já havia sido condenado em junho deste ano a 14 anos e 2 meses pelo juiz Sérgio Moro por corrupção e lavagem de dinheiro após ter recebido propina das empresas Odebrecht, Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão.

Recomendado para você

Comentários