20/08/2019 07:57:00 - Atualizado em 20/08/2019 08:22:00

Sequestrador de Washington Olivetto é extraditado para o Chile

Redação/RedeTV!

Maurício Hernández Norambuena foi extraditado durante a madrugada, informou Sérgio Moro

O ex-guerrilheiro e sequestrador chileno Maurício Hernández Norambuena foi extraditado na madrugada desta terça-feira (20) para o Chile. A informação foi confirmada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, em uma postagem em sua página no Twitter.

"Mais um criminoso que se foi. Extraditado com autorização do STF, foi entregue nessa madrugada ao Chile para cumprir as penas, comutada a perpétua para 30 anos, as quais foi condenado naquele país. Brasil não é refúgio para criminosos", escreveu. 

O chileno foi preso em 2001 após sequestrar e manter o publicitário Washington Olivetto em cativeiro por mais de 50 dias.  Ele cumpria pena de 30 anos de prisão desde 2001.

No Chile, tem duas condenações à prisão perpétua: pelo assassinato do senador Jaime Guzmán, aliado do ditador Augusto Pinochet, contra quem a FPMR lutou contra, e pelo sequestro de Cristian Edwards, herdeiro do jornal El Mercurio, ambos em 1991.

A extradição havia sido autorizada em 2004 pelo Supremo Tribunal Federal, desde que as condenações de prisão perpétua por outros crimes cometidos no Chile fossem substituídas pela condenação máxima de 30 anos, como ocorre no Brasil. De acordo com o Ministério da Justiça, o país vizinho decidiu aceitar os termos do governo brasileiro.

Veja também!

>>> MEC analisa novo modelo de distribuição de recursos para universidades

>>> Governo está atento a projetos que cerceiem atividade policial, diz Moro

>>> Pais denunciam professor por abusar de crianças em escolinha de futebol

Recomendado para você

Comentários