01/04/2015 18:27:00

Rachid: corregedoria da Fazenda vai notificar conselheiros envolvidos

Lorenna Rodrigues e Ricardo Brito/Agência Estado
O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, disse nesta quarta-feira, 1º, que a suspensão dos julgamentos do Carf foi feita para dar prazo para que os conselheiros investigados sejam afastados. "A corregedoria-geral do Ministério da Fazenda vai notificar os conselheiros envolvidos, que serão afastados. O calendário foi interrompido por conta disso. Um novo calendário de sessões será divulgado em breve", afirmou.

Rachid disse ainda que a Operação Zelotes foi desencadeada por uma denúncia feita no final de 2013. A operação descobriu um suposto esquema de corrupção dentro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda.

O secretário afirmou que todos os 74 processos administrativos sob suspeita serão reavaliados, mas não necessariamente serão alterados. Ressaltou, ainda, que isso não significa que a Receita recuperará os cerca de R$ 19 bilhões que os investigadores acreditam que deixou de ser recolhido aos cofres públicos por conta do esquema. "Não é correto fazer qualquer relação entre Operação Zelotes e necessidade de aumento de receitas para o ajuste fiscal", ressaltou.

Anthero

O diretor de Fiscalização do BC, Anthero de Moraes Meirelles disse que o banco está consultando bases de dados de operações de remessa para o exterior para identificar se foram enviados recursos para as contas listadas no Swissleaks e se houve algum tipo de irregularidade. "Vamos olhar se houve irregularidade administrativa e também olhar procedimentos de lavagem de dinheiro", afirmou, durante audiência na CPI do HSBC, no Senado.

O diretor disse que a cooperação entre os países tem aumentado e que há uma evolução positiva em mecanismos de troca de informações.

Recomendado para você

Comentários