16/05/2022 17:43:00 - Atualizado em 17/05/2022 08:10:00

Putin diz que adesão de Suécia e Finlândia à Otan pode provocar reação

Redação RedeTV!

Segundo o líder russo, não há problemas contra os dois países

(Foto: Divulgação/Twitter @KremlinRussia_E)

Nesta segunda-feira (16), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que não considera a decisão de Finlândia e Suécia de aderir à Otan como uma ameaça. Contudo, o líder ressaltou que qualquer expansão da infraestutura militar em solo russo, ocasionará em uma reação de Moscou. Após a declaração, a Suécia oficializou que solicitará sua entrada na Otan.

Em reunião de aliança liderada pela Rússia, Putin disse que a adesão “uma ameaça direta para nós (...), mas a expansão de infraestrutura militar a estes territórios vai gerar certamente uma resposta nossa”, disse o Líder russo. 

“Erro com consequências de longo alcance”

Segundo o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Riabkov, as candidaturas de Suécia e Finlândia para fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) são um “grave erro” que acirrarão ainda mais as tensões na Rússia com o Ocidente.

Conforme o vice-ministro, “o nível de tensão” entre seu país e o Ocidente” aumentará casos as adesões aconteçam.  "É um grave erro adicional, cujas consequências terão um longo alcance", declarou o vice-ministro, segundo a agência de notícias Interfax.

Ainda nesta segunda, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a Rússia “acompanhará de perto” as candidaturas de Finlândia e Suécia para a Otan, que segundo ele, não fortalecerão a “arquitetura da segurança da Europa".

Veja também!

>>>Bolsonaro e apoiadores realizam 'lanchaciata' em Brasília, DF

>>>Partido governista apoia candidatura da Suécia à Otan

>>>Atirador de Buffalo era supremacista branco e investigado pela polícia de NY

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários